Pular para o conteúdo principal

México prende chefão do tráfico de drogas

Ruben Gonzalez Oseguera, 'El Menchito', era o número dois do cartel Nova Geração, que está em guerra com facção rival por disputa de territórios

Polícia Federal mexicana se posiciona para surpreender membros do cartel La Familia
Polícia Federal mexicana em ação contra cartel de drogas ( AFP)
As forças de segurança mexicanas informaram nesta sexta-feira a captura de um dos principais líderes do cartel de drogas Nova Geração, que atua na região de Jalisco, no oeste do país. Ruben Gonzalez Oseguera, conhecido como ‘El Menchito’, é apontado como o segundo no comando da organização criminosa liderada por seu pai, Nemesio Oseguera Cervantes – conhecido como ‘El Mencho’. Oseguera foi preso nesta quinta-feira, em uma grande operação policial em Zapopan, cidade da área metropolitana de Guadalajara.
O cartel Nova Geração está envolvido no tráfico de drogas em grande escala ao longo da Costa do Pacífico do México. El Menchito também é acusado de se ser o responsável por ordenar execuções de pessoas "que se recusaram a cooperar com a organização criminal”, disseram as autoridades à CNN. "Ele era o encarregado de manter uma barreira de segurança nos estados de Colima e Jalisco para evitar a entrada de células de organizações criminosas antagônicas", disse Alejandro Rubido, secretário-executivo do Sistema Nacional de Segurança mexicano. Outra suposta função de Oseguera dentro do grupo criminoso era "coordenar a compra e transferência de drogas" da América do Sul. Ele também controlava os recursos econômicos do grupo e o roubo e venda de combustível no estado, disse Rubido.

Leia também
México anuncia prisão do líder do cartel do Golfo

Governo da Colômbia denuncia plano das Farc contra Uribe
El Menchito e outras quatro pessoas detidas com ele foram levados para a Cidade do México, para as instalações do Instituto de Investigações Especiais sobre o Crime Organizado. Durante a operação policial, realizada sem tiros, foram apreendidos quatro fuzis nove pistolas de uso exclusivo do Exército, bem como um granada e mais de 1.000 cartuchos de munição; além de quatro carros, uma moto e uma "grande quantidade" de dinheiro em peso e em dólar.
Oseguera também é apontado de trabalhar em conjunto com o cartel de Sinaloa, liderado pelo homem mais procurado do México, Joaquin 'Shorty' Guzman. A quadrilha Nova Geração está envolvida em uma guerra por territórios com o cartel Cavaleiros Templários, que nos últimos anos assumiu o controle de atividades criminosas no estado vizinho de Michoacan. Grupos paramilitares compostos por civis – chamados de forças de autodefesa – lançaram uma ofensiva contra os Cavaleiros Templários no início de janeiro, visando livrar o estado da quadrilha. Os Templários acusam os grupos de autodefesa de agir em nome do cartel Nova Geração. No início desta semana, os grupos de vigilantes civis em Michoacan concordaram em se juntar às forças de segurança oficiais.
O procurador-geral de Jalisco, Luis Carlos Nájera , disse que a segurança do estado está em alerta se precavendo contra uma possível reação do crime organizado. "Nós não descartamos reações de grupos do crime organizado, mas queremos dizer que seguimos permanentemente com operações de forças de segurança estadual e municipal", disse Nájera.
O México está em um intenso confronto com narcotraficantes desde 2006. A ofensiva das forças oficiais e os confrontos entre quadrilhas rivais foram responsáveis pela morte de mais de 60.000 pessoas desde então.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.