Pular para o conteúdo principal

Governo dos Estados Unidos nomeia novo diretor da NSA

Vice-almirante Michael Rogers também deve assumir o Comando Cibernético

O vice-almirante Michael S. Rogers, que será o novo chefe da Agência Nacional de Segurança dos EUA
O vice-almirante Michael S. Rogers, que será o novo chefe da Agência Nacional de Segurança dos EUA
O presidente Barack Obama escolheu o vice-almirante Michael Rogers para a direção da Agência de Segurança Nacional americana (NSA). Rogers também foi indicado para chefiar o Comando Cibernético dos Estados Unidos, unidade do Pentágono criada em 2010 para comandar as operações cibernéticas ofensivas do país.
Como responde ao Departamento de Defesa, as indicações para a NSA não dependem de aprovação do Congresso, ao contrário do posto para o Comando Cibernético, que o vice-almirante só vai assumir se a sua nomeação for aprovada pelo Senado. De qualquer forma, a sabatina de Rogers certamente será uma oportunidade para os parlamentares questionarem as ações da agência, que se tornou alvo de forte pressão depois do vazamento de documentos secretos revelando o gigantesco alcance da espionagem americana.
"Este é um momento crítico para a NSA e o vice-almirante Rogers trará qualificações extraordinárias e únicas para esta posição, já que a agência continua com sua missão vital e implementa as reformas do presidente Obama", disse o secretário de Defesa Chuck Hagel, em comunicado.
Leia também:
NSA espiona milhões de mensagens de texto no mundo todo

NSA espiona usuários de Angry Birds e outros aplicativos
Dados criptografados também são alvo de espionagem

Rogers, um criptologista que ascendeu discretamente ao topo das operações de inteligência naval, substituirá o general Keith Alexander, que dirigiu a NSA durante quase nove anos e foi o primeiro a chefiar conjuntamente o Comando Cibernético. O jornal The New York Times informou que o vice-almirante já era visto como o principal candidato ao posto. Acrescentou que ele chegará à direção da NSA com muito mais experiência em quebra de códigos e no desenho do novo arsenal de armas cibernéticas dos Estados Unidos do que em lidar com as questões ligadas às liberdades civis que envolvem a agência atualmente.
Um comitê consultivo recomendou ao presidente Obama que separasse as funções de diretor da NSA e chefe do Comando Cibernético (criado em 2010), o que separaria as tarefas de vigilância civil e quebra de códigos do desenvolvimento de armas cibernéticas e da defesa das redes militares. A sugestão, no entanto, foi rejeitada pelo democrata.
Leia mais:
Obama promete acabar com espionagem contra países aliados
Espionagem: empresas e ONGs consideram reformas de Obama limitadas
Hagel também apontou para a vice-diretoria da NSA, o cargo civil mais alto na agência, Richard Ledgett. Chefe da área da NSA responsável por vazamentos na imprensa, ele tem lidado diretamente com a questão dos dados repassados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden a jornalistas. Em uma entrevista à rede CBS, Ledgett afirmou “ser válido ter uma conversa” sobre conceder uma anistia a Snowden em troca do material ao qual ele teve acesso e que ainda não foi publicado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...