Economia britânica cresceu 1,9% em 2013
Trata-se do maior ritmo de expansão do PIB desde 2007, pré-crise econômica
Em Londres, inauguração do shopping Westfield Stratford, o maior centro comercial urbano da Europa com mais de 300 lojas e o maior cassino da Grã-Bretanha
O PIB britânico cresceu 0,7% no quarto trimestre, informou a Agência Nacional de Estatísticas, em linha com a estimativa de economias de uma pequena redução em relação ao ritmo do terceiro trimestre. O ritmo rápido de crescimento - que está acima da tendência de longo prazo da Grã-Bretanha - deve aumentar a especulação sobre quando Banco Central britânico elevará as taxas de juros, hoje em mínima recorde.
O presidente do BC britânico, Mark Carney, disse que não há necessidade de elevar as taxas em breve, pois a produção total da Grã-Bretanha ainda está bem abaixo dos níveis anteriores a crise. Mas o desemprego tem diminuído de modo bem mais rápido do que o banco havia previsto em agosto, levantando dúvidas sobre o resultado das pressões inflacionárias de longo prazo na economia.
Leia também:
Desemprego britânico cai para 7,1% em novembro
BC Europeu mantém taxa de juros em mínima histórica
Dados — Uma longa lista de indicadores econômicos nos últimos meses sugeriu que a economia britânica está se recuperando mais rapidamente do que autoridades e analistas independentes haviam projetado. Dados da Confederação da Indústria Britânica divulgados nesta terça-feira sugerem que o forte crescimento de 2013 continuou em janeiro.
(com agência Reuters)
Comentários
Postar um comentário