Terremoto no Paquistão mata ao menos 327 pessoas
Tremor foi sentido a 1 500 quilômetros de distância; 400 pessoas ficaram feridas
Após tremor de terra, crianças paquistanesas caminham em meio a escombros (Reuters)
"Duzentos e oitenta e cinco corpos já foram recuperados no distrito de Awaran", disse à agência de notícias Reuters Abdul Rasheed Gogazai, vice-comissário da Awaran, a área mais afetada. "E 42 corpos foram encontrados no distrito vizinho de Kech", acrescentou. O Exército paquistanês enviou centenas de soldado por via aérea para ajudar os atingidos pelo pior terremoto no país desde 2005, quando cerca de 75 000 pessoas foram mortas por um tremor no Norte do Paquistão.
Segundo o Observatório Geológico dos Estados Unidos, a magnitude do tremor foi de 7,7 na escala Richter (que vai até dez). O epicentro se deu em uma área a cerca de 200 quilômetros da cidade de Dalbandin, na província do Baluquistão. O tremor, que ocorreu por volta de 8h30 no horário de Brasília, foi sentido na capital da Índia, Nova Déli, que fica a mais de 1 500 quilômetros de distância. Outro tremor secundário, de magnitude 5,9, foi sentido minutos depois na mesma região, de acordo com o Observatório Geológico.
Ilha – A força dos tremores foi tanta que provocou o aparecimento de uma pequena ilha no litoral do Paquistão, próximo a cidade de Gwadar. Fotos mostram uma formação rochosa com cerca de oito a nove metros de altura e trinta metros de raio que brotou do mar.
Segundo o jornal The Express Tribune, dezenas de pessoas foram até a região para observar o fenômeno. À rede americana CNN, o Observatório Geológico americano confirmou o aparecimento da porção de terra.
Em janeiro de 2011, a mesma região foi atingida por um terremoto de 7.2 na escala Richter. O tremor chegou a ser sentido em boa parte do Paquistão e destruiu cerca de duzentas casas, mas nenhuma vítima foi registrada.
(Com agência Reuters)
Comentários
Postar um comentário