Terremoto de 7,8 graus atinge Oeste do Paquistão
Pelo menos 150 pessoas morreram; tremor foi sentido a 1 500 quilômetros de distância e fez "brotar" ilha no litoral
Um terremoto atingiu o Oeste do Paquistão nesta terça-feira. Segundo o Observatório Geológico dos Estados Unidos, a magnitude do tremor foi de 7.8 na escala Richter (que vai até dez).De acordo com a agência Reuters, o epicentro do terremoto se deu em uma área a cerca de 200 quilômetros da cidade de Dalbandin, na província do Baluquistão. O número de mortes ainda apresenta divergências dependendo da fonte.
Segundo o jornal paquistanês The Express Tribune, que citou como fonte a Assembleia do Baluquistão, pelo menos 150 pessoas morreram na cidade de Awaran e região.
Já a agência EFE afirma que o porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA), informou que foram contabilizadas 65 mortes. Para a BBC, o Corpo de Fronteira, uma organização militar paquistanesa, informou que 45 pessoas morreram.
O tremor, que ocorreu por volta de 8h30 no horário de Brasília, foi sentido na capital da Índia, Nova Déli, que fica a mais de 1 500 quilômetros de distância.
Outro tremor secundário, de magnitude 5,9, foi sentido minutos depois na mesma região, segundo o Observatório Geológico. A força dos tremores foi tanta que provocou o aparecimento de uma pequena ilha no litoral do Paquistão, próximo a cidade de Gwadar. Fotos mostram uma formação rochosa com cerca de oito a nove metros de altura e trinta metros de raio que brotou do mar. Segundo o The Express Tribune dezenas de pessoas foram até a região para observar a nova ilha. Segundo a CNN, o Observatório Geológico confirmou o aparecimento da ilha.
Leia também: Terremoto de 5,8 graus atinge região perto de Fukushima
Em janeiro de 2011, a mesma região foi atingida por um terremoto de 7.2 na escala Richter. O tremor chegou a ser sentido em boa parte do Paquistão e destruiu cerca de duzentas casas, mas não houve registro de vítimas.
Comentários
Postar um comentário