Pular para o conteúdo principal

Interpol pede prisão de 'viúva branca' por ataque a shopping

Samantha Lewthwaite, britânica de 29 anos convertida ao Islã, foi casada com um dos terroristas suicidas que explodiram o metrô de Londres em 2005

Fotografia do passaporte falso da britânica Samantha Lewthwaite, apelidada de "viúva branca"
Fotografia do passaporte falso da britânica Samantha Lewthwaite, apelidada de "viúva branca" (AFP)
A Interpol emitiu nesta quinta-feira, a pedido das autoridades do Quênia, uma ordem de captura internacional contra a britânica Samantha Lewthwaite, apelidada de "viúva branca" pela imprensa inglesa. Lewthwaite, uma convertida ao islã de 29 anos, foi casada com Germaine Lindsay, um dos terroristas suicidas que perpetraram os atentados a Londres em 2005 - e que resultaram na morte de 52 pessoas.
De acordo com autoridades do Quênia, ela é suspeita de envolvimento com o grupo terrorista somali Al Shabab, que reivindicou nesta semana o ataque ao shopping Westgate, em Nairóbi. A ação resultou na morte de 61 civis e seis soldados. A ordem da Interpol, que tem o grau mais alto de alerta, foi emitida aos 190 países que fazem parte da entidade, para que possam executar a prisão e tomarem conhecimento “do perigo proporcionado” pela suspeita.
Algumas autoridades do Quênia, entre elas a ministra das Relações Exteriores, Amina Mohamed,  afirmaram que uma “mulher branca” estava entre os terroristas que atacaram o shopping, levantando especulações de que tal pessoa pudesse ser Samantha. As informações sobre o caso seguem contraditórias, já que o ministro do Interior do Quênia, Joseph Ole Lenku, negou que houvesse mulheres no grupo. Uma conta no Twitter atribuída ao grupo Al Shabab também negou que houvesse mulheres entre os terroristas.
Leia também: Ataque a shopping no Quênia liga alerta para 'terrorista ocidental'
O mandado de prisão emitido não cita o ataque, mas diz que Samantha é procurada pela posse de explosivos e formação de quadrilha, acusações que foram feitas pela autoridades do Quênia em 2011, quando ela foi apontada como suspeita de envolvimento com um grupo que planejava realizar atentados no país. O grupo foi preso em um apartamento em Mombasa, no Leste do Quênia, antes de realizar qualquer atentado. Segundo as autoridades quenianas, uma mulher branca que foi identificada por testemunhas como sendo Samantha deixou o imóvel antes da chegada da polícia e não foi mais visita.
Passaporte - Informações divulgadas pelo governo sul-africano nesta semana indicam que em 2011 ela viajou pelo continente africano com um passaporte obtido de maneira fraudulenta com o nome Natalie Faye Webb.
Samantha conheceu Germaine Lindsay em um fórum na internet quando tinha 17 anos, dois anos depois de se converter ao Islã. À época dos atentados, ela disse estar horrorizada quando seu marido, nascido na Jamaica, detonou uma mochila cheia de explosivos e matou 26 pessoas em um vagão do metrô de Londres, em 7 de julho de 2005.
Naquele momento, Samantha estava grávida de sete meses do seu segundo filho. Ela descreveu o marido como "um marido bom e carinhoso, que não deu nenhum sinal de que iria cometer esse crime atroz".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...