Pular para o conteúdo principal
Com encontro de chanceleres, EUA e Irã terão mais alto contato diplomático em 34 anos

 
No mais alto contato oficial entre Irã e EUA desde a Revolução Islâmica, em 1979, os chefes da diplomacia dos dois países se encontrarão amanhã ou quinta-feira às margens da Assembleia-Geral da ONU, durante uma reunião multilateral para discutir o programa nuclear iraniano.
Os planos de encontro, anunciados ontem pela União Europeia, sucedem sinais apaziguadores enviados pelo novo presidente iraniano, Hasan Rowhani, que fará hoje seu primeiro discurso no plenário da ONU.
O contato entre o chanceler Mohamad Javad Zarif e o secretário de Estado John Kerry confirma a aparente disposição de Teerã e Washington em ensaiar diálogo em alto nível capaz de pôr fim ao impasse no programa atômico.
Segundo Catherine Ashton, chefe da diplomacia da União Europeia (UE), o objetivo da reunião é preparar as próximas negociações formais sobre o programa nuclear, no próximo mês em Genebra (Suíça).
Ashton tem mandato para negociar com o Irã em nome do grupo de potências conhecido como P5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha). Conversas atômicas, que se arrastam há uma década, até hoje nunca incluíram a participação de um chanceler iraniano.
Ashton teve ontem um primeiro encontro com Zarif. Ela chamou a conversa de "boa e construtiva", reforçando o otimismo gerado no Ocidente pela inesperada eleição de Rowhani, em junho.
O iraniano prometeu reverter o tom de confronto de seu polêmico antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, e convencer potências ocidentais a levantar sanções que sufocam a economia iraniana.
Como parte de uma operação política antes da ida a Nova York, Rowhani assegurou que o Irã jamais buscará a bomba atômica e se disse disposto a dar mais garantias de transparência sobre as atividades nucleares iranianas, pretensamente voltadas a fins medicinais e energéticos.
Rowhani também ordenou a libertação de presos políticos -ao menos 80 foram soltos ontem.
Obama já se disse disposto a "testar" as intenções de Rowhani e revelou ter trocado cartas com o iraniano.
Irã e EUA mantêm em aberto a possibilidade, considerada remota por diplomatas, de um aperto de mão ou breve encontro entre Rowhani e Obama. Ambos são convidados de um almoço hoje com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Mesmo que não se confirme o encontro entre presidentes, um contato entre Zarif e Kerry representa um marco na história bilateral.
Desde que romperam relações, por causa do sequestro da embaixada americana em Teerã, em 1979, Irã e EUA tiveram parcos contatos.
Após o 11 de Setembro, ensaiaram diálogo sobre o combate ao Taleban. Mas a inclusão do Irã no "eixo de mal" do então presidente George Bush minou a aproximação.
Em 2007, a então secretária de Estado americano, Condoleezza Rice, e o então chanceler iraniano, Manoucherh Mottaki, se cruzaram durante evento no Cairo, mas a conversa se ateve a brincadeiras sobre sorvetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...