Pular para o conteúdo principal

NSA coleta e cruza dados para traçar perfil de americanos, diz jornal

Reportagem do 'The New York Times' afirma que agência de segurança usa registros telefônicos, informações em redes sociais para identificar conexões pessoais

Sede da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana em Fort Meade, Maryland
Sede da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana em Fort Meade, Maryland
A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) cruza desde 2010 dados de telefones, de redes sociais na internet, de contas bancárias e do sistema de posicionamento global (GPS) para traçar o perfil de cidadãos americanos, informa reportagem do jornal americano The New York Times publicada neste sábado.
De acordo com a reportagem, a montagem dos perfis permite identificar as conexões sociais, a localização e até mesmo quem são os companheiros de viagem das pessoas monitoradas.
O NYT afirma que a reportagem foi elaborada a partir de dados obtidos com o ex-analista da NSA Edward Snowden, que em maio fugiu dos Estados Unidos após vazar milhares de documentos que revelam a dimensão da espionagem promovida pela agência.
Leia também: 
NSA grampeou Muhammad Ali e Luther King nos anos 1960
Snowden é indicado a prêmio de direitos humanos do Parlamento Europeu​
NSA espiona transações bancárias e firmas de cartão de crédito, diz revista
Ainda segundo o jornal, os documentos citados na reportagem indicam que a NSA criou um programa que busca por 94 tipos de informações, entre elas dados de telefone e internet. A agência também estabeleceu uma lista de 164 “tipos de relacionamento” para coletar e ajudar a montar um perfil dos interesses das pessoas monitoradas.
Tal política de monitoramento, segundo o NYT, surgiu em novembro de 2010. O objetivo era ajudar a agência a descobrir e monitorar conexões entre cidadãos americanos com pessoas ou organizações no exterior que fossem alvo de investigação por parte dos serviços de inteligência, segundo um documento datado de janeiro de 2011.
Os documentos obtidos pelo jornal também mostram que a NSA faz uso de um programa chamado Mainway, para receber e armazenar os chamados metadados (registros de ligações, redes sociais e conexões) que são obtidos com os parceiros empresariais da NSA (como empresas de internet) e com a invasão de redes estrangeiras.
Os documentos também mostram a enorme quantidade de dados armazenada pelo Mainway. De acordo com um boletim interno da agência, o Mainway estava coletando 700 milhões de registros telefônicos por dia em 2011. Em agosto daquele ano, o Mainway passou a receber mais 1,1 bilhão de registros de ligações de celular por dia, fornecidos por uma prestadora de telefonia dos EUA, que não foi identificada.
Segundo o jornal, nos documentos, a NSA não indica quantos americanos foram alvo do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...