Pular para o conteúdo principal

Desaparecimento de avião da Malaysia Airlines é declarado oficialmente um acidente

Segundo diretor do Departamento de Aviação Civil da Malásia, anúncio oficial permitirá que famílias de vítimas recebam indenização. Nenhum vestígio do avião foi encontrado

O diretor-geral do Departamento de Aviação Civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, anuncia oficialmente que desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines foi um acidente
O diretor-geral do Departamento de Aviação Civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, anuncia oficialmente que desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines foi um acidente (/Reuters)
Desaparecido desde o dia 8 de março de 2014, o voo MH370 da Malaysia Airlines teve um desfecho oficial nesta quinta-feira com o Departamento de Avião Civil da Malásia declarando que o desaparecimento foi um acidente.
“Declaramos oficialmente que houve um acidente com o voo MH370 da Malaysia Airlines e que se presume que todos os 239 passageiros e tripulantes a bordo perderam a vida", disse o diretor-geral do DAC, Azharuddin Abdul Rahman, em comunicado.
Leia também:
Site da Malaysia Airlines é alvo de ataque do 'Cyber Califado'
Austrália divulga vídeo das buscas por avião desaparecido
Meninos processam Malásia por perda do pai no voo MH370
O Boeing 777 sumiu dos radares quando ia de Kuala Lumpur, na Malásia, para Pequim, na China. Meses de buscas e rastreamento não conseguiram encontrar nenhum vestígio do avião.
O anúncio desta quinta está em conformidade com as normas dos anexos 12 e 13 da Aviação Civil Internacional, segundo Azharuddin, e permitirá que as famílias das vítimas sejam indenizadas.
Investigadores internacionais estão examinando por que o jato da Boeing se desviou milhares de milhas de sua rota programada até finalmente cair no oceano Índico. A Malásia também está conduzindo uma investigação criminal.
"Ambas as investigações estão limitadas pela falta de provas físicas, neste momento, em particular os registros de voo", disse Azharuddin. "Por isso, por ora, não há nenhuma evidência para fundamentar quaisquer especulações sobre a causa do acidente."
O DAC planeja divulgar um relatório provisório sobre a investigação do caso no início de março, antes do primeiro aniversário da tragédia. "Esta declaração não significa o fim", ressaltou Azharuddin, acrescentando que o país prosseguirá na busca pelo avião desaparecido, com a ajuda da China e Austrália – a maior parte dos passageiros a bordo da aeronave era de chineses.
“A busca do MH370 continua sendo uma prioridade. O governo da Malásia está comprometido a continuar com os esforços que sejam razoáveis para resolver essa tragédia", afirma o comunicado.
A crise da companhia aérea malaia se agravou em 17 de julho, quando o voo MH17, em rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur, foi abatido quando sobrevoava o leste da Ucrânia, território dominado por separatistas pró-Rússia. As 298 pessoas a bordo morreram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular