Pular para o conteúdo principal

Bovespa fecha quase estável à espera de balanço da Petrobras

Bolsa brasileira foi pressionada por cenário internacional pessimista, mas fechou longe das mínimas, com expectativas sobre resultados da estatal

Negócios foram conduzidos por expectativas sobre a divulgação do resultado não auditado da Petrobras do terceiro trimestre de 2014
Negócios foram conduzidos por expectativas sobre a divulgação do resultado não auditado da Petrobras do terceiro trimestre de 2014 .
Depois de uma tarde volátil, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou perto da estabilidade nesta terça-feira. No fim da sessão, terminou em leve alta de 0,03%, a 48.591 pontos. Os negócios foram pressionados pelo pessimismo internacional. As perdas foram atenuadas pelo desempenho das ações da Petrobras, que passaram quase toda a manhã em queda, mas inverteram o sinal após o início da tarde. O giro financeiro do pregão foi de 5,7 bilhões de reais.
No exterior, o dia negativo dos principais mercados acionários mundiais acabou arrastando a bolsa brasileira para baixo durante boa parte do pregão, com o Ibovespa chegando a cair 2,5% no pior momento. As bolsas europeias recuaram com incertezas sobre a Grécia. O mercado acionário norte-americano sofria com resultados corporativos fracos e a queda nas encomendas de bens duráveis em dezembro. Na China, os lucros das indústrias recuaram 8% dezembro, pior performance em ao menos um ano.
Além de temores sobre um eventual racionamento de energia, o mercado financeiro brasileiro foi conduzido por expectativas sobre a divulgação do balanço do terceiro trimestre da Petrobras. As ações preferenciais (PN, sem direito a voto) da Petrobras chegaram a cair 3,83% na mínima, mas especulações sobre o anúncio dos resultados financeiros, que devem ser divulgados ainda nesta terça-feira, levaram à sua súbita disparada durante a tarde, com alta de 4,64% no melhor momento do dia. Os papéis fecharam em alta de 2,62%, puxando para cima a bolsa como um todo.
Ao site de VEJA, Luis Gustavo Pereira, estrategista da Guide Investimentos, disse que espera que a companhia reporte uma receita de 85,5 bilhões de reais e lucro líquido de cerca de 5 bilhões de reais. "Mas o lucro liquido pode sofrer alguns ajustes, pois os contratos superfaturados, em Abreu e Lima e no Comperj, por exemplo, podem reduzir o número, caso ele já seja contabilizado. Essa expectativa pode se confirmar", disse.
Leia mais:
Petrobras pode divulgar baixa contábil de US$ 20 bi no 3º trimestre

Ações da Vale e Petrobras despencam e puxam Ibovespa
Para executivo da PwC, mercado ainda vai precificar balanço da Petrobras
Pessoas próximas à Petrobras esperam que a empresa reconheça uma baixa contábil (redução no valor dos ativos) que pode chegar a 20 bilhões de dólares (cerca de 52 bilhões de reais), ou o equivalente a 42% do valor de mercado atual companhia. Além disso, analistas falam em uma possível redução de 30% do plano de investimentos da estatal. "A gente não sabe nem o que falar, o que esperar, está todo mundo um pouco tenso com isso, mas espero que ele (balanço) saia e consigam acalmar os ânimos um pouco", afirmou a analista Mariana Bertone, da corretora GBM.
O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, ressaltou que a publicação de números não auditados traz bastante dificuldade para os atuais executivos da petroleira. "Eles serão responsáveis por qualquer número que saia ali, não vão ter a cobertura da auditoria", frisou Pires.
Dólar - A moeda americana recuou 0,77%, a 2,5706 reais na venda, após alcançar 2,5996 reais na máxima do dia e 2,5655 reais na mínima. Foi a quarta sessão seguida em que a divisa fecha abaixo de 2,60 reais.
(Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.