Pular para o conteúdo principal

ONU pede ajuda urgente para filipinos após tufão

Nações Unidas querem ajuda para limpar e liberar terras para agricultura

Homem entre os destroços de um bairro arruinado pela passagem do supertufão Haiyan na cidade Palo Leyte, nas Filipinas
Homem entre os destroços de um bairro arruinado pela passagem do supertufão Haiyan na cidade Palo Leyte, nas Filipinas (Reuters)
Agricultores filipinos precisam de ajuda urgente após o tufão que atingiu o país no início de novembro, comunicou a agência de segurança alimentar da Organização das Nações Unidas nesta quarta-feira. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) informou que o país precisa de 11 milhões de dólares para ajudar a limpar e liberar terras para agricultura e desassorear canais de irrigação obstruídos em consequência do tufão Hayian, que matou pelo menos 5 500 pessoas em 8 de novembro.
A nova cifra seria um acréscimo aos 20 milhões de dólares já solicitados pela FAO para ajudar os agricultores a fertilizar, irrigar e manter as plantações e assegurar as próximas colheitas em 2014, disse a agência com sede em Roma por comunicado. "Seria uma dupla tragédia se na próxima primavera as famílias rurais ainda precisassem depender de assistência alimentar humanitária porque nós não fomos capazes de fornecer suporte nesse momento", disse a diretora da divisão de emergência e reabilitação da FAO, Dominique Burgeon. Para a diretora da FAO, assegurar que os filipinos sejam capazes de plantar e colher seus próprios alimentos é um tarefa urgente e necessita de apoio da comunidade internacional.

Leia também:
Presidente das Filipinas culpa prefeitos por mortes após tufão
Temendo epidemias, filipinos enterram mortos em valas comuns

Contagem de vítimas – As autoridades das Filipinas elevaram o número de mortes provocadas pelo tufão para 5 500. Em seu último relatório, o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres informou também que o número de feridos é 26 136 e o de desaparecidos, 1 757.
O órgão governamental estima que 9,9 milhões de pessoas ficaram desabrigadas pelo tufão em 574 municípios, com 225 922 delas amparadas em 1 069 centros de evacuação. Mais de 574 000 casas ficaram destruídas e cerca de 575 000 sofreram danos, segundo o Conselho, que elevou o valor dos prejuízos para mais de 24,5 bilhões de pesos filipinos (530 milhões de dólares).
Cerca de 34 500 pessoas foram enviadas para as regiões atingidas pelo Haiyan, assim como 1 336 veículos, 111 embarcações e 162 aviões de agências nacionais, locais e estrangeiras. Espera-se que o número de mortos aumente, já que é provável que mais corpos sejam encontrados entre os escombros durante os trabalhos de limpeza que estão sendo feitos nas áreas atingidas pelo tufão.
(Com agências EFE e Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...