Pular para o conteúdo principal

Câmara atropela STF e faz perícia para aposentar Genoino

Presidente da Câmara manobra para tentar evitar que o mensaleiro enfrente processo de cassação de mandato e perca o direito ao salário vitalício

 
José Genoino a caminho da Polícia Federal, em São Paulo
José Genoino a caminho da Polícia Federal, em São Paulo (Futura Press)
Sem o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados enviou na noite desta segunda-feira uma junta médica para avaliar o quadro de saúde do deputado licenciado José Genoino (PT-SP) e acelerar sua aposentadoria por invalidez. Caso obtenha a aposentadoria, o petista se livrará do processo de cassação do mandato e terá assegurado salário vitalício de deputado – atualmente no valor de 26 700 reais.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), admitiu que a perícia médica foi realizada sem autorização do Supremo. Segundo ele, a permissão foi solicitada à Vara de Execuções Penais (VEP), que desde a prisão dos mensaleiros tem irritado o ministro Joaquim Barbosa. O juiz da VEP, Ademar de Vasconcelos, inclusive, foi substituído no final de semana após pressão do presidente do STF.
“Enquanto o Genoino estava internado, o hospital só autorizava a realização da perícia com ordem judicial. Depois de ter ido para o regime domiciliar, dependeria só da vontade dele e ele concordou”, disse Alves. “O STF mandou fazer a sua perícia como Poder Judiciário. Essa Casa também quer fazer a sua análise como poder Legislativo, são coisas diferentes.”
Na semana passada, o STF liberou Genoino para realizar tratamento médico em um hospital ou em sua casa, provisoriamente, até que uma junta médica emita parecer sobre seu estado de saúde - o que ainda não ocorreu. No domingo, ele deixou o hospital e seguiu para a casa de uma filha em Brasília.
Licença - Genoino está afastado da Câmara desde setembro por causa de problemas cardíacos. A avaliação da junta médica que atestará se ele tem direito à aposentaria por invalidez seria realizada apenas em janeiro. Apesar de o resultado da perícia médica ser esperado para até esta quarta-feira, o presidente da Câmara pretende levar o caso para a reunião da Mesa Diretora da Câmara, agendada para quinta. No mesmo dia, também está programada a abertura do processo de cassação contra o mensaleiro.
Questionado se a aposentadoria pode ser concedida antes do início do processo de perda de mandato, Alves desconversou: “Não sei. Depende da junta médica. Eu não gostaria de antecipar os acontecimentos. É muito grave uma junta médica declarar uma pessoa inválida para exercer um trabalho e uma profissão, então requer um cuidado e uma imensa responsabilidade”, disse. “Cada dia com sua agonia e sua calma, até porque essa matéria é muito controversa. Há opiniões numa direção, outras em outra direção, então na hora apropriada vamos examinar com muita serenidade.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular