Pular para o conteúdo principal

ONU faz um apelo em favor das crianças sírias

Pelo menos metade dos mais de 2 milhões de refugiados é composta por crianças que vivem sem acesso à educação e à saúde

 
Menino sírio segura morteiro intacto e supostamente disparado por tropas governamentais
Menino sírio segura morteiro intacto e supostamente disparado por tropas governamentais - Lens Young Homsi‎
A ONU advertiu em um relatório publicado nesta sexta-feira que as crianças, metade dos 2,2 milhões de refugiados sírios, estão em situação de risco, traumatizadas e privadas de condições de educação e saúde satisfatórias. "Se não agirmos rapidamente, uma geração de pessoas inocentes será sacrificada por causa desta guerra terrível", alertou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Antonio Guterres, ao apresentar o primeiro estudo abrangente conduzido pelo Acnur sobre as crianças sírias desde o início do conflito, em março de 2011. "O mundo precisa agir para salvar da catástrofe uma geração de crianças sírias traumatizadas, isoladas e cercadas pelo sofrimento", complementou a enviada especial do Acnur, a atriz Angelina Jolie.
De acordo com o relatório, cerca de 294 300 crianças sírias encontraram refúgio na Turquia, 385 000 no Líbano, 291 200 na Jordânia, 77 120 no Iraque, 56 150 no Egito e mais de 7 600 na África do Norte. Mais de 3 700 das crianças refugiadas estão desacompanhadas ou foram separadas de seus pais. Além disso, mais de 70 000 famílias de refugiados sírios vivem sem o pai.

Leia também
Brasileira relata trabalho humanitário em campo de refugiados sírios

Os autores do estudo, que puderam entrevistar crianças sírias apenas na Jordânia e no Líbano, dizem ter recebido informações sobre meninos treinados para lutar quando retornarem para a Síria. Além disso, constataram que muitas famílias de refugiados sem recursos financeiros enviam seus filhos para trabalhar e garantir a sua sobrevivência.
Trabalho infantil – Na Jordânia e no Líbano, os pesquisadores descobriram que as crianças, algumas com apenas sete anos de idade, enfrentam longas horas de trabalho em troca de baixos salários e, muitas vezes, em condições perigosas. No campo de refugiados jordaniano de Zaatari, a maioria dos 680 pequenos comércios emprega crianças.
E um estudo realizado em onze das doze províncias da Jordânia mostra que quase um em cada dois familiares de refugiados sobrevive em parte ou totalmente graças ao salário de uma criança. Como resultado, a maioria das crianças sírias no exílio não vai à escola. Mais da metade das crianças em idade escolar que vivem na Jordânia não frequentam salas de aulas.
No Líbano, cerca de 200 000 crianças refugiadas sírias em idade escolar podem permanecer até o final de 2013 sem acesso à educação. Outro sintoma que tem provocado grande preocupação é o grande número de bebês nascidos no exílio sem certidão de nascimento - um documento essencial para garantir que eles possam ser reconhecidos como sírios no futuro.
Após mais de dois anos de um conflito que fez mais de 120 000 mortos, o Acnur faz um apelo à comunidade internacional para apoiar os países vizinhos da Síria para manter suas fronteiras abertas e melhorar seus serviços de atendimento às vítimas do conflito. Antonio Guterres pede ainda a outros países que ofereçam mais habitações e admitam, por razões humanitárias, as famílias de refugiados com crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p