Pular para o conteúdo principal

ONU faz um apelo em favor das crianças sírias

Pelo menos metade dos mais de 2 milhões de refugiados é composta por crianças que vivem sem acesso à educação e à saúde

 
Menino sírio segura morteiro intacto e supostamente disparado por tropas governamentais
Menino sírio segura morteiro intacto e supostamente disparado por tropas governamentais - Lens Young Homsi‎
A ONU advertiu em um relatório publicado nesta sexta-feira que as crianças, metade dos 2,2 milhões de refugiados sírios, estão em situação de risco, traumatizadas e privadas de condições de educação e saúde satisfatórias. "Se não agirmos rapidamente, uma geração de pessoas inocentes será sacrificada por causa desta guerra terrível", alertou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Antonio Guterres, ao apresentar o primeiro estudo abrangente conduzido pelo Acnur sobre as crianças sírias desde o início do conflito, em março de 2011. "O mundo precisa agir para salvar da catástrofe uma geração de crianças sírias traumatizadas, isoladas e cercadas pelo sofrimento", complementou a enviada especial do Acnur, a atriz Angelina Jolie.
De acordo com o relatório, cerca de 294 300 crianças sírias encontraram refúgio na Turquia, 385 000 no Líbano, 291 200 na Jordânia, 77 120 no Iraque, 56 150 no Egito e mais de 7 600 na África do Norte. Mais de 3 700 das crianças refugiadas estão desacompanhadas ou foram separadas de seus pais. Além disso, mais de 70 000 famílias de refugiados sírios vivem sem o pai.

Leia também
Brasileira relata trabalho humanitário em campo de refugiados sírios

Os autores do estudo, que puderam entrevistar crianças sírias apenas na Jordânia e no Líbano, dizem ter recebido informações sobre meninos treinados para lutar quando retornarem para a Síria. Além disso, constataram que muitas famílias de refugiados sem recursos financeiros enviam seus filhos para trabalhar e garantir a sua sobrevivência.
Trabalho infantil – Na Jordânia e no Líbano, os pesquisadores descobriram que as crianças, algumas com apenas sete anos de idade, enfrentam longas horas de trabalho em troca de baixos salários e, muitas vezes, em condições perigosas. No campo de refugiados jordaniano de Zaatari, a maioria dos 680 pequenos comércios emprega crianças.
E um estudo realizado em onze das doze províncias da Jordânia mostra que quase um em cada dois familiares de refugiados sobrevive em parte ou totalmente graças ao salário de uma criança. Como resultado, a maioria das crianças sírias no exílio não vai à escola. Mais da metade das crianças em idade escolar que vivem na Jordânia não frequentam salas de aulas.
No Líbano, cerca de 200 000 crianças refugiadas sírias em idade escolar podem permanecer até o final de 2013 sem acesso à educação. Outro sintoma que tem provocado grande preocupação é o grande número de bebês nascidos no exílio sem certidão de nascimento - um documento essencial para garantir que eles possam ser reconhecidos como sírios no futuro.
Após mais de dois anos de um conflito que fez mais de 120 000 mortos, o Acnur faz um apelo à comunidade internacional para apoiar os países vizinhos da Síria para manter suas fronteiras abertas e melhorar seus serviços de atendimento às vítimas do conflito. Antonio Guterres pede ainda a outros países que ofereçam mais habitações e admitam, por razões humanitárias, as famílias de refugiados com crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...