PIB da Colômbia cresce 4,6% em 2014
Resultado foi impulsionado pelo setor de construção e ficou dentro das expectativas do governo e do mercado financeiro
O setor da construção foi o que mais impulsionou a economia colombiana no ano passado, com um crescimento de 9,9%, destacou o diretor do Dane, Mauricio Perfetti. Isso se explica, segundo o órgão, devido ao aumento de 12% nas obras civis.
De acordo com o relatório, oito setores da economia cresceram em 2014 e quatro deles registraram uma expansão igual ou superior à do PIB, entre os quais estão serviços (5,5%), atividades financeiras e imobiliárias (4,9%) e comércio, restaurantes e hotéis (4,6%).
Também cresceram os setores de transporte, armazenamento e comunicações (4,2 %), fornecimento de eletricidade, gás e água (3,8%), agropecuário (3,2%) e indústria manufatureira (0,2%).
Levy desperta grande otimismo, diz ministro colombiano
Empreendedores brasileiros inovam menos, mostra estudo
Apesar do crescimento, o quarto trimestre foi o pior da economia colombiana no ano, que cresceu 6,4% no primeiro, 4,3% no segundo e 4,2% no terceiro.
Para esse ano, o governo prevê uma expansão do PIB de 4,2% pelo impacto que terá a queda dos preços do petróleo, enquanto o Banco da República, principal autoridade monetária, e instituições privadas calculam que será da ordem de 3,6%.
(Com agência EFE)
Comentários
Postar um comentário