Governo dos EUA pede ao Congresso US$ 2 bi para América Latina
Metade dessa verba será investida na promoção da economia da América Central. Orçamento também prevê programa de incentivo à liberdade de imprensa em Cuba e Venezuela
O pedido representa um aumento de 34,7% em relação ao orçamento do ano passado, ressaltou a funcionária, de acordo com uma cópia divulgada de seu discurso. O programa da Casa Branca para a região inclui um plano de 1 bilhão de dólares (3 bilhões de reais) que o presidente Barack Obama anunciou em janeiro para aumentar a segurança e a prosperidade na América Central, após a crise de migração no verão passado. Mais de 66.000 crianças, a maioria de El Salvador, Guatemala e Honduras, foram interceptadas no ano passado na fronteira tentando entrar nos Estados Unidos sem a companhia de adultos.
Obama diz que deveria ter fechado Guantánamo em seu 1º dia como presidente
Biden acusa senadores republicanos de minar a autoridade de Obama
EUA: Deputado que transformou gabinete em cenário de série de TV renuncia
Outros 96 milhões de dólares (288 milhões de reais) servirão para apoiar a luta contra as drogas no Peru, o maior produtor de folha de coca e cocaína do mundo. No Caribe, os Estados Unidos planejam alocar 241milhões (723 milhões de reais) no Haiti e 53 milhões (159 milhões de reais). Parte do orçamento também será destinada a programas de promoção da liberdade de imprensa e dos direitos humanos em Cuba, Venezuela, Equador e Nicarágua, acrescentou Jacobson.
Comentários
Postar um comentário