Pular para o conteúdo principal

Obama diz que deveria ter fechado Guantánamo em seu 1º dia como presidente

Segundo o presidente americano, no início do seu mandato havia consenso com os republicanos sobre a necessidade de fechar a prisão, que 'não representa os EUA como país'

Ativistas vestidos de prisioneiros fazem protesto em frente a Casa Branca, para pedir o fim da Prisão da Baía de Guantánamo em Cuba
Ativistas vestidos de prisioneiros fazem protesto em frente a Casa Branca, para pedir o fim da prisão de Guantánamo, em Cuba(Larry Downing/Reuters/)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que deveria ter fechado o presídio de Guantánamo, em Cuba, logo após chegar à Casa Branca em 2009, quando parecia haver consenso com a oposição republicana sobre a necessidade de desativar a prisão. Perguntado em um evento em Cleveland, no Estado de Ohio, sobre o que faria se pudesse voltar a seu primeiro dia na Casa Branca, Obama respondeu que "fecharia Guantánamo".
"Tínhamos um acordo bipartidário de que Guantánamo devia ser fechado. Pensei que tínhamos um consenso e que faríamos isso tranquilamente", explicou o presidente. "No entanto, a política se tornou mais dura, e as pessoas começaram a assustar-se pela retórica sobre Guantánamo. O mais factível foi deixá-lo aberto, embora isso não represente o que somos como país", acrescentou.
Leia também
Obama diz que não há desculpa para 'atos criminosos' em Ferguson
Biden acusa senadores republicanos de minar a autoridade de Obama
Obama fez estas declarações durante um evento em que anunciou novos investimentos para o setor manufatureiro. O fechamento de Guantánamo é uma das grandes promessas eleitorais de Obama ainda pendentes desde sua primeira campanha em 2008. No presídio ainda restam 122 prisioneiros, 54 deles com o sinal verde para serem transferidos a outros países. O presidente e seus assessores trabalham contra o relógio para fechar o centro de detenção nos dois anos que lhe restam na Presidência. O maior empecilho é a ferrenha oposição dos republicanos, que controlam as duas Casas do Congresso.
Apenas no último mês de janeiro os Estados Unidos transferiram vinte presos: quatro a Omã, um à Estônia, seis amparados pelo Uruguai, quatro repatriados ao Afeganistão e outros cinco enviados ao Cazaquistão. Após os ataques terroristas em Paris no início desse ano, a oposição republicana no Senado apresentou um projeto de lei para limitar a capacidade do presidente na hora de transferir os presos de Guantánamo. A prisão foi criada em uma base militar americana pela administração de George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001 para abrigar suspeitos de terrorismo e chegou a receber cerca de 800 prisioneiros, muitos sem acusações formais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...