Obama diz que deveria ter fechado Guantánamo em seu 1º dia como presidente
Segundo o presidente americano, no início do seu mandato havia consenso com os republicanos sobre a necessidade de fechar a prisão, que 'não representa os EUA como país'
"Tínhamos um acordo bipartidário de que Guantánamo devia ser fechado. Pensei que tínhamos um consenso e que faríamos isso tranquilamente", explicou o presidente. "No entanto, a política se tornou mais dura, e as pessoas começaram a assustar-se pela retórica sobre Guantánamo. O mais factível foi deixá-lo aberto, embora isso não represente o que somos como país", acrescentou.
Obama diz que não há desculpa para 'atos criminosos' em Ferguson
Biden acusa senadores republicanos de minar a autoridade de Obama
Apenas no último mês de janeiro os Estados Unidos transferiram vinte presos: quatro a Omã, um à Estônia, seis amparados pelo Uruguai, quatro repatriados ao Afeganistão e outros cinco enviados ao Cazaquistão. Após os ataques terroristas em Paris no início desse ano, a oposição republicana no Senado apresentou um projeto de lei para limitar a capacidade do presidente na hora de transferir os presos de Guantánamo. A prisão foi criada em uma base militar americana pela administração de George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001 para abrigar suspeitos de terrorismo e chegou a receber cerca de 800 prisioneiros, muitos sem acusações formais.
Comentários
Postar um comentário