Pular para o conteúdo principal

Tragédia nos Alpes: equipes retomam as buscas por corpos

Quedo de avião da companhia alemã Germanwings na França matou 150 pessoas. Operação também vai tentar localizar a 2ª caixa-preta da aeronave, que registra os dados do voo

Local do acidente com o Airbus A320 da Germanwings
Local do acidente com o Airbus A320 da Germanwings
Equipes de resgate retomaram nesta quarta-feira a busca por corpos e destroços do Airbus da Germanwings que caiu nos Alpes franceses na manhã de terça. No total, 150 pessoas, entre passageiros e tripulantes, morreram no desastre. O avião fazia a rota entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha. As causas do acidente seguem um mistério, e as autoridades francesas não descartam nenhuma hipótese. Um ataque terrorista, no entanto, é considerado improvável.
Mais de quinhentos bombeiros, policiais e militares vasculham a área da queda em uma operação que pode demorar dias, já que o local é de difícil acesso e os destroços estão pulverizados em um raio de mais de 100 metros na encosta dos alpes. O clima também deve atrapalhar as buscas: nevou durante a noite na região e a previsão é de chuva ao longo do dia. Como não existe acesso por estrada, os socorristas chegam ao local do desastre de helicóptero.
LEIA TAMBÉM:
Caixa-preta do avião que caiu nos Alpes franceses é encontrada
Desastre matou estudantes alemães, cantores de ópera e dois bebês
Pilotos se recusam a trabalhar e Germanwings cancela 30 voos
Além da recuperação dos corpos das vítimas, outro objetivo das equipes é encontrar a segunda caixa-preta do avião, que contém os dados do voo. O dispositivo com as gravações de áudio da cabine de comando foi recuperado na terça-feira. O ministro do Interior francês Bernard Cazeneuve contou que, apesar de danificada, a caixa-preta poderá ser analisada pelos especialistas.
O presidente francês François Hollande, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy devem visitar o local da tragédia nesta quarta para prestar homenagem às vítimas. Autoridades francesas organizaram um grande esquema na pequena Seyne-les-Alpes, a cidade mais próxima de onde caiu o avião, para receber os familiares das vítimas que queiram chegar até o local. Dezenas de quartos foram reservados nos hotéis do vilarejo e cerca de 50 especialistas vão prestar assistência psicológica.
De acordo com os dados disponíveis até agora, o avião transportava 67 alemães, 45 espanhóis, três mexicanos, dois argentinos, dois australianos, dois colombianos, dois japoneses, um turco, um belga e um holandês. A Grã-Bretanha acredita que cidadãos britânicos também estavam a bordo, mas ainda não confirmou quantos.
O executivo-chefe da Germanwings, Thomas Winkelmann, declarou, em coletiva de imprensa, que o avião chegou a uma altitude de 38.000 pés (cerca de 11.500 metros) às 10h45 (horário local), ou 44 minutos após a decolagem de Barcelona rumo a Dusseldorf, e um minuto depois começou uma descida de oito minutos antes de cair. Segundo ele, o piloto do avião tinha mais de dez anos de experiência na empresa e na Lufthansa e o A320 foi entregue à companhia em 1991.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.