Pular para o conteúdo principal

Tragédia nos Alpes: equipes retomam as buscas por corpos

Quedo de avião da companhia alemã Germanwings na França matou 150 pessoas. Operação também vai tentar localizar a 2ª caixa-preta da aeronave, que registra os dados do voo

Local do acidente com o Airbus A320 da Germanwings
Local do acidente com o Airbus A320 da Germanwings
Equipes de resgate retomaram nesta quarta-feira a busca por corpos e destroços do Airbus da Germanwings que caiu nos Alpes franceses na manhã de terça. No total, 150 pessoas, entre passageiros e tripulantes, morreram no desastre. O avião fazia a rota entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha. As causas do acidente seguem um mistério, e as autoridades francesas não descartam nenhuma hipótese. Um ataque terrorista, no entanto, é considerado improvável.
Mais de quinhentos bombeiros, policiais e militares vasculham a área da queda em uma operação que pode demorar dias, já que o local é de difícil acesso e os destroços estão pulverizados em um raio de mais de 100 metros na encosta dos alpes. O clima também deve atrapalhar as buscas: nevou durante a noite na região e a previsão é de chuva ao longo do dia. Como não existe acesso por estrada, os socorristas chegam ao local do desastre de helicóptero.
LEIA TAMBÉM:
Caixa-preta do avião que caiu nos Alpes franceses é encontrada
Desastre matou estudantes alemães, cantores de ópera e dois bebês
Pilotos se recusam a trabalhar e Germanwings cancela 30 voos
Além da recuperação dos corpos das vítimas, outro objetivo das equipes é encontrar a segunda caixa-preta do avião, que contém os dados do voo. O dispositivo com as gravações de áudio da cabine de comando foi recuperado na terça-feira. O ministro do Interior francês Bernard Cazeneuve contou que, apesar de danificada, a caixa-preta poderá ser analisada pelos especialistas.
O presidente francês François Hollande, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy devem visitar o local da tragédia nesta quarta para prestar homenagem às vítimas. Autoridades francesas organizaram um grande esquema na pequena Seyne-les-Alpes, a cidade mais próxima de onde caiu o avião, para receber os familiares das vítimas que queiram chegar até o local. Dezenas de quartos foram reservados nos hotéis do vilarejo e cerca de 50 especialistas vão prestar assistência psicológica.
De acordo com os dados disponíveis até agora, o avião transportava 67 alemães, 45 espanhóis, três mexicanos, dois argentinos, dois australianos, dois colombianos, dois japoneses, um turco, um belga e um holandês. A Grã-Bretanha acredita que cidadãos britânicos também estavam a bordo, mas ainda não confirmou quantos.
O executivo-chefe da Germanwings, Thomas Winkelmann, declarou, em coletiva de imprensa, que o avião chegou a uma altitude de 38.000 pés (cerca de 11.500 metros) às 10h45 (horário local), ou 44 minutos após a decolagem de Barcelona rumo a Dusseldorf, e um minuto depois começou uma descida de oito minutos antes de cair. Segundo ele, o piloto do avião tinha mais de dez anos de experiência na empresa e na Lufthansa e o A320 foi entregue à companhia em 1991.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p