Policial que vazou fotos de terrorista de Boston tem atuação restringida
Sean Murphy ficará afastado de suas funções até a conclusão de uma investigação interna. Ele divulgou imagens da captura de Dzhokhar Tsarnaev
Dzhokhar Tsarnaev levanta a mão em um barco no momento de sua captura pelas autoridades policiais em Watertown, Massachusetts pela atentado a bomba na Maratona de Boston - Massachusetts State Polic/Sean Murphy/AP
Fotógrafo de operações táticas da polícia estadual, Murphy disse que decidiu divulgar as imagens depois de ver Dzhokhar na capa da edição americana da revista Rolling Stone. Ele entregou as fotos à Boston Magazine e disse que considerou a capa “um insulto” por “glamorizar o terror”.
O procurador de Boston, Leonard Kesten, apoiou Murphy. “Ele agiu com o coração, mostrou coragem ao divulgar o material e seu próprio nome”, disse, acrescentando que não acredita na possibilidade de o vazamento prejudicar o processo contra Dzhokhar. “A captura do jovem foi transmitida ao vivo na televisão, com imagens feitas de helicópteros”, ressaltou.
Leia mais: Última vítima do atentado de Boston que estava internada deixa hospital
O filho de Murphy, Connor, de 19 anos, disse que “não poderia estar mais orgulhoso do pai”. “Meu pai sempre foi um grande herói para mim e nessa história ele mostrou as características que eu espero que um dia também sejam minhas. Se eu puder ser um quarto do homem que ele é hoje, estarei feliz”.
Caçada - As fotos vazadas por Murphy mostram Dzhokhar saindo do barco em que ficou escondido em Watertown, nos arredores de Boston, até ser capturado pela polícia, quatro dias depois da explosão de duas bombas perto da linha de chegada da Maratona de Boston. O ataque deixou três mortos, incluindo um garoto de oito anos de idade, e mais de 260 feridos – muitas vítimas tiveram membros amputados.
O jovem de origem chechena responde também pela morte de um policial atingido durante uma troca de tiros com os responsáveis pelo ataque – Tamerlan, irmão mais velho de Dzhokhar, morreu depois do tiroteio. Dzhokhar disse ser inocente de todas as acusações na primeira audiência sobre o caso.
Comentários
Postar um comentário