Pular para o conteúdo principal

EUA prometem à Rússia não tentar pena de morte para Snowden

Secretário de Justiça americano enviou carta a autoridades russas para evitar asilo ao delator

Edward Snowden em reunião com defensores dos direitos humanos no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou
Edward Snowden em reunião com defensores dos direitos humanos no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou             
O governo americano assegurou à Rússia que não vai tentar imputar ao delator Edward Snowden a pena de morte, caso ele seja extraditado. Com isso, os Estados Unidos tentam impedir que Moscou conceda asilo ao ex-técnico da CIA e da Agência de Segurança Nacional, que há um mês está impedido de sair de uma área de transição do aeroporto Sheremetyevo, na capital russa. Os EUA também afirmam que poderiam conceder um passaporte para que o americano pudesse viajar imediatamente de volta ao país.
As afirmações constam de uma carta com data de 23 de julho enviada pelo secretário de Justiça Eric Holder ao seu homólogo russo Alexander Vladimirovich, na qual ele também lembra que a tortura é ilegal nos Estados Unidos. “Acreditamos que essas garantias eliminam os argumentos do senhor Snowden para solicitar o tratamento de refugiado ou asilado, seja temporário ou de qualquer tipo”, diz a carta divulgada pelo Departamento de Justiça nesta sexta.
Holder afirmou que as acusações que recaem sobre Snowden não preveem a possibilidade de condenação à pena de morte e que mesmo se ele vier a ser acusado por algum crime que possa levar a esse tipo de punição, o governo não vai busca-la, informou o jornal britânico The Guardian.
Snowden vazou informações sobre programas secretos de vigilância do governo Barack Obama para a imprensa. Ele divulgou documentos que revelam as longas garras da administração democrata sobre comunicações telefônicas e virtuais de milhões de cidadãos americanos e de outros países. O monitoramento respingou até no Brasil.
O presidente Vladimir Putin já havia determinado que Snowden não seria extraditado e poderia receber asilo do governo russo se parasse de prejudicar os interesses dos “parceiros americanos”. No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reafirmou a recusa da Rússia em extraditar Snowden, por falta de um acordo de extradição com os EUA. “Nós nunca entregamos ninguém e não vamos fazer isso no futuro”, disse, segundo comunicado citado pela agência de notícias Interfax.
Leia também: Snowden pode pedir cidadania russa, afirma advogado
O advogado Anatoly Kucherena, que está assessorando o americano, disse na quarta-feira que as autoridades russas ainda analisavam o pedido de asilo temporário. Segundo ele, o delator “não está planejando sair da Rússia por enquanto”.
Um especialista em segurança ouvido pela agência Reuters afirmou que as conversas entre os dois países poderão incluir uma garantia de que Snowden não vazará mais documentos secretos após receber asilo. “Os EUA devem ter entendido que não capturarão o Snowden. Minha teoria é de que eles estão tentando impedir novos vazamentos”, disse Andrei Soldatov.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...