Pular para o conteúdo principal

NSA é capaz de vigiar 'quase tudo' que alguém faz na web

Programa ultrassecreto permite que analistas vasculhem, sem autorização, bases de dados contendo e-mails, chats online e históricos de navegação

Edward Snowden, de 29 anos, identificou-se como responsável pelo vazamento de informações secretas da CIA
Edward Snowden, de 30 anos, identificou-se como responsável pelo vazamento de informações secretas do governo
Um programa ultrassecreto da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) permite que analistas vasculhem, sem autorização prévia, bases de dados contendo e-mails, chats online e históricos de milhões de pessoas, segundo dados colhidos por Edward Snowden, o ex-técnico da CIA responsável pelo vazamento de informações que trouxe à tona os programas secretos de vigilância do governo Obama. A informação foi revelada nesta quarta-feira pelo jornal britânico The Guardian, embasada em documentos entregues pelo próprio Snowden.
Segundo os documentos da NSA, o programa, chamado XKeyscore, é o sistema de maior alcance de inteligência na internet. Uma apresentação do programa afirma que ele cobre “praticamente tudo que um usuário típico faz na internet”, incluindo conteúdo de e-mails, sites visitados e buscas.
Os analistas também podem usar o XKeysocre e outros sistemas da NSA para obter a atividade em andamento dos usuários. Eles só precisam completar um simples formulário na tela com uma justificativa para a busca. O pedido não é revisado por uma corte ou qualquer funcionário da NSA antes do processamento. Além disso, os analistas podem localizar os internautas através de buscas pelo nome, número de telefone, endereço de IP, palavras-chave ou até o tipo de navegador usado.
Por meio de um buscador, o analista da NSA recebe na tela de seu computador quais endereços ele deseja vasculhar. O mesmo tipo de sistema se aplica às redes sociais. A inserção do nome de usuário de determinada pessoa no Facebook permite ao analista acompanhar as conversas privadas entre internautas no chat. O uso de outra relação de códigos também desvenda todo o histórico de navegação de uma pessoa em seu computador pessoal.
Justificativa - Em um comunicado enviado ao Guardian, a NSA diz que as suas atividades "estão focadas e voltadas contra - e somente contra - alvos legítimos de inteligência estrangeira em resposta às demandas de informação que os nossos líderes precisam para proteger a nação e seus interesses". A agência alega que o XKeyscore é usado "como parte do sistema legal de coleta de dados estrangeiros" e que todo analista é "monitorado para se ter a certeza de que ele está cumprindo a lei". A NSA completa a nota dizendo que as alegações de que a agência vasculha dados sem permissão "não são verdadeiras".
Documentos - Também nesta quarta-feira, o diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos revelou três documentos que autorizaram a coleta em massa de dados telefônicos, um dos programas de vigilância revelados por Snowden.
Leia também: Congresso dos EUA rejeita proposta que limitava espionagem
O Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional disse, em comunicado, que a revelação foi feita com o "interesse de uma maior transparência". Os documentos divulgados incluem os relatórios de 2009 e 2011 sobre o "Programa de Coleta em Massa" da Agência Nacional de Segurança (NSA), nos termos da Lei Patriótica dos EUA.
Além disso, foi divulgada uma ordem de abril de 2013 do Tribunal de Vigilância de Inteligência Externa, que descreve como os dados deveriam ser armazenados e acessados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...