Pular para o conteúdo principal
Neto defende Lei da Ficha Limpa: 'Não interessa se disputa para deputado ou presidente'
Foto: Joilson César/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, defendeu nesta quinta-feira (23) a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. A legislação tem sido questionada no pleito, principalmente no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ter a candidatura barrada porque foi condenado em segunda instância no âmbito da Operação Lava Jato. 

Para Neto, a lei é clara ao dizer expressamente que pessoas condenadas por órgão colegiado não podem ser candidatar, sejam elas candidatas à Presidência da República, uma referência indireta a Lula, ou a outros cargos. “A Lei da Ficha Limpa veio para ficar definitivamente, como uma conquista do Brasil. A Justiça Eleitoral vai assim entender, assim como todos os outros órgãos de Justiça. Quem tem contra si condenação em segunda instância não pode ser candidato. Não interessa se disputa cargo de deputado ou Presidência”, defendeu, em entrevista ao Bahia Notícias. O prefeito foi nesta quinta à 3ª Edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que ocorre em Salvador. O evento terá a presença do juiz Sergio Moro e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. 

O prefeito defendeu também a importância da Operação Lava Jato para o país. “A Lava Jato foi um marco para o Brasil. Mostrou que, no Brasil, a impunidade não prospera, tanto para empresários quanto para políticos”, celebrou. 

DESEMPENHO DE ZÉ RONALDO
Neto também minimizou o resultado da pesquisa Ibope/TV Bahia, que mostrou o candidato do DEM ao governo do Estado, Zé Ronaldo, com apenas 8% das intenções de voto. Para ele, o levantamento é apenas uma “fotografia” do momento. 

“Eu não comento pesquisa porque, quando a pesquisa tá certa, no máximo, representa um momento. A campanha ainda não começou. O que interessa não são os números da largada, são os números de chegada. Vamos ter uma disputa mais acirrada do que a que mostrou essa pesquisa”, avaliou. 

COMBATE À CORRUPÇÃO
Questionado sobre o fato de o candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) ser investigado por suposto recebimento de caixa 2, Neto respondeu que “qualquer homem público está suscetível a ser investigado”. Também afirmou que o partido que preside costuma ter posições duras contra envolvidos em atos de corrupção. Não citou, no entanto, o caso do ex-presidente nacional da sigla, Agripino Maia, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro e ainda continua nos quadros da legenda. 

“Já tivemos problemas com quadros nossos. Não tivemos problema de expulsar um governador que era do partido e foi pego em atos de corrupção. Não tivemos problema de expulsar um senador que era líder do partido em atos de corrupção”, enumerou, referência ao ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
Neto enche Moro de elogios: 'Maior expoente, maior exemplo do trabalho e competência'
Foto: Joilson César / Ag. Haack / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), só foi elogios ao juiz federal Sergio Moro, homenageado, durante Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, no shopping Barra, em Salvador.

“O maior expoente, o maior exemplo do trabalho e competência dessa operação [Lava Jato]. É um dos bons exemplos do cumprimento de serviço público no Brasil. Com sua atuação absolutamente independente, mostrou que no Brasil o Poder Judiciário está comprometido em combater a impunidade. Talvez esse seja ao maior legado da operação Lava Jato”, disse, Neto, ao saudá-lo o magistrado que recebeu a Medalha do Mérito Tirdantes durante o evento.

O presidente nacional do DEM também disse esperar que a Lava Jato “mude definitivamente os parâmetros e paradigmas da gestão pública brasileira”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...