Pular para o conteúdo principal
Neto defende Lei da Ficha Limpa: 'Não interessa se disputa para deputado ou presidente'
Foto: Joilson César/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, defendeu nesta quinta-feira (23) a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. A legislação tem sido questionada no pleito, principalmente no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ter a candidatura barrada porque foi condenado em segunda instância no âmbito da Operação Lava Jato. 

Para Neto, a lei é clara ao dizer expressamente que pessoas condenadas por órgão colegiado não podem ser candidatar, sejam elas candidatas à Presidência da República, uma referência indireta a Lula, ou a outros cargos. “A Lei da Ficha Limpa veio para ficar definitivamente, como uma conquista do Brasil. A Justiça Eleitoral vai assim entender, assim como todos os outros órgãos de Justiça. Quem tem contra si condenação em segunda instância não pode ser candidato. Não interessa se disputa cargo de deputado ou Presidência”, defendeu, em entrevista ao Bahia Notícias. O prefeito foi nesta quinta à 3ª Edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que ocorre em Salvador. O evento terá a presença do juiz Sergio Moro e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. 

O prefeito defendeu também a importância da Operação Lava Jato para o país. “A Lava Jato foi um marco para o Brasil. Mostrou que, no Brasil, a impunidade não prospera, tanto para empresários quanto para políticos”, celebrou. 

DESEMPENHO DE ZÉ RONALDO
Neto também minimizou o resultado da pesquisa Ibope/TV Bahia, que mostrou o candidato do DEM ao governo do Estado, Zé Ronaldo, com apenas 8% das intenções de voto. Para ele, o levantamento é apenas uma “fotografia” do momento. 

“Eu não comento pesquisa porque, quando a pesquisa tá certa, no máximo, representa um momento. A campanha ainda não começou. O que interessa não são os números da largada, são os números de chegada. Vamos ter uma disputa mais acirrada do que a que mostrou essa pesquisa”, avaliou. 

COMBATE À CORRUPÇÃO
Questionado sobre o fato de o candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) ser investigado por suposto recebimento de caixa 2, Neto respondeu que “qualquer homem público está suscetível a ser investigado”. Também afirmou que o partido que preside costuma ter posições duras contra envolvidos em atos de corrupção. Não citou, no entanto, o caso do ex-presidente nacional da sigla, Agripino Maia, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro e ainda continua nos quadros da legenda. 

“Já tivemos problemas com quadros nossos. Não tivemos problema de expulsar um governador que era do partido e foi pego em atos de corrupção. Não tivemos problema de expulsar um senador que era líder do partido em atos de corrupção”, enumerou, referência ao ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
Neto enche Moro de elogios: 'Maior expoente, maior exemplo do trabalho e competência'
Foto: Joilson César / Ag. Haack / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), só foi elogios ao juiz federal Sergio Moro, homenageado, durante Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, no shopping Barra, em Salvador.

“O maior expoente, o maior exemplo do trabalho e competência dessa operação [Lava Jato]. É um dos bons exemplos do cumprimento de serviço público no Brasil. Com sua atuação absolutamente independente, mostrou que no Brasil o Poder Judiciário está comprometido em combater a impunidade. Talvez esse seja ao maior legado da operação Lava Jato”, disse, Neto, ao saudá-lo o magistrado que recebeu a Medalha do Mérito Tirdantes durante o evento.

O presidente nacional do DEM também disse esperar que a Lava Jato “mude definitivamente os parâmetros e paradigmas da gestão pública brasileira”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p