Pular para o conteúdo principal
Haddad veste-se de candidato e inicia campanha na BA, mas precisa 'sair do armário'
Foto: Ricardo Stuckert/ Divulgação
Com um vídeo repleto de referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, iniciou hoje a caminhada pelo Nordeste em busca de votos para as eleições de 2018. Oficialmente, Haddad é vice de Lula. No entanto, dificilmente o petista não ascenderá ao posto de presidenciável na disputa eleitoral de 2018, depois que a Lei da Ficha Limpa provocar o indeferimento da candidatura do ex-presidente.

E o maior colégio eleitoral sob o comando petista, a Bahia, foi escolhido como o início do cenário para o périplo de Haddad na defesa de “Lula Livre”. O mote em defesa da inocência do ex-presidente deve mobilizar boa parte da militância para a campanha eleitoral e, caso se confirme a transferência de votos, o ex-prefeito de São Paulo estará no segundo turno das eleições.

Haddad foi ao bairro da Liberdade, em Salvador, ao lado de dois petistas de grosso calibre, Jaques Wagner e Rui Costa. Tudo repleto de simbolismos para uma corrida presidencial. Foi da Senzala do Barro Preto que Lula partiu para um dos icônicos discursos na Bahia, em 2015. Lá também nasceu o governador Rui Costa, que repete diuturnamente a origem humilde. O palco perfeito para o início de uma caminhada eleitoral.

O discurso de Haddad e Rui, inclusive, foi similar. Diante da liminar do Comitê Internacional de Direitos Humanos da ONU, que defende a participação de Lula no pleito de 2018, os petistas engrossam o coro de que o país deve se sujeitar à determinação do organismo internacional. Um script muito bem trabalhado e produzido para surtir efeito eleitoral. Nada que não seja previsível no cenário de indefinições que paira na corrida pelo Palácio do Planalto.

O grande “porém” em torno de Haddad é a questão do ex-prefeito se manter como uma sombra de Lula. Wagner talvez seja um dos petistas mais equilibrados ao afirmar que, depois que o correligionário assumiu o posto de plano B, é necessário colocar a cara para a rua, sair efetivamente do armário vestido de candidato e participar ativamente da cena política.

Ao permanecer nessa penumbra de vice, Haddad e PT perdem a oportunidade, por exemplo, de participar de debates e de discutir efetivamente o projeto proposto pelo grupo para o Brasil. Além de ser uma opção arriscada, como já escrito em mais de uma oportunidade. Entretanto, o petismo acredita piamente que o “monstro político” Lula sabe exatamente o que faz.

Quanto mais perto da eleição acontecer a substituição de Lula por Haddad, mais fácil grudar a tese de que o PT fraudou a disputa de 2018. No primeiro turno, o impacto pode não ser tão negativo. Já numa disputa ombro a ombro pode ser um aspecto negativo a ser amplamente explorado pelo adversário, seja ele – ou ela – quem for.

O ex-prefeito de São Paulo precisa se apresentar como candidato. Ele não é Lula e está longe de ter o carisma e a empatia do líder histórico do PT. Entretanto, caso se construa como uma opção nova para a corrida eleitoral, a esquerda estará bem viva no esforço para chegar ao Palácio do Planalto novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...