Pular para o conteúdo principal

'Vão acabar decretando a prisão dele', diz Renan sobre Cunha

Afirmação foi dita a um interlocutor por telefone, segundo jornal O Globo

Renan Calheiros
Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que Eduardo Cunha vai acabar sendo preso por causa das manobras que vêm adotando para protelar o processo contra ele no Conselho de Ética(Ag. Senado)
Para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o chefe da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai acabar sendo preso por causa das manobras que adotou para atrasar o processo contra ele no Conselho de Ética da Câmara. A afirmação foi ouvida pelo jornal O Globo, na noite desta quarta-feira, por volta das 22 horas, quando Renan chegava a um jantar na casa do líder do PMDB no Senado, Eunício de Oliveira, em Brasília.
"A influência dele [Cunha] na comissão vem desde lá de trás. Mas, se ele continuar destituindo relator, trocando líder, manobrando com minorias, vão acabar decretando a prisão dele", disse Renan a um interlocutor, por telefone. De acordo com o jornal, o presidente do Senado entrou no jardim da casa de Oliveira já falando ao telefone e ficou na escada do lado de fora, falando em tom elevado, enquanto integrantes do grupo que o acompanhavam entraram na residência.
Ao telefone, Renan explicava ao interlocutor que o papel do PMDB agora deve ser de propor saídas para Brasil, citando o caso da Agenda Brasil, que foi alvo de uma série de reclamações. Em seguida, ele falou que teve uma reunião com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, para avaliar o quadro político do Brasil e foi, então, que passou a abordar a situação de Eduardo Cunha, sem citá-lo nominalmente. A conversa foi encerrada, segundo O Globo, com o interlocutor agendando um encontro para a próxima semana.
Leia mais:
Relator destituído desabafa: 'Fiquei com medo de morrer'
Cunha leva 'petição preventiva' ao STF para permanecer na presidência da Câmara
Com apoio de Cunha e aval de Temer, PMDB derruba líder anti-impeachment na Câmara
Nesta quarta-feira, Cunha conseguiu não só adiar a sessão do Conselho de Ética, depois de mais uma manobra, como também retirou do cargo de relator o deputado Fausto Pinato (PRB-SP), cujo texto pedia o andamento das investigações contra o presidente da Casa. Desde o início do processo contra ele, o chefe da Câmara fez uma série de investidas contra Pinato, todas sem sucesso até aqui. Cunha, então, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para afastar o relator. O Supremo negou o pedido na noite de terça-feira, mas o ministro Luis Roberto Barroso repassou a palavra final à Mesa Diretora da Câmara.
No mesmo dia coube ao deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), aliado de primeira hora de Cunha, apresentar a ação contra Pinato à Mesa. Júnior é um dos responsáveis pela série de manobras emplacadas no Conselho de Ética que levam a sucessivos adiamentos da votação do parecer de Pinato. A representação foi, então, aceita por Waldir Maranhão (PP-MA), aliado de Cunha e, como ele, investigado pela Operação Lava Jato. Ao presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), coube apenas acatar a decisão da cúpula da Casa. Ele suspendeu a sessão desta quarta e convocou uma nova reunião pra a manhã de quinta-feira.
Para o lugar de Pinato, chegou a ser nomeado o petista Zé Geraldo (PA), mas a decisão do presidente do Conselho foi contestada e Araújo decidiu formar novamente uma lista tríplice para sorteio. Foram sorteados, então, os deputados Léo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO) e Sérgio Brito (PSD-BA) - este último, aliás, foi o primeiro a sair em defesa de Cunha e a apresentar pedido de adiamento do processo. O presidente do Conselho deve anunciar o novo relator nesta quinta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...