Renan suspende sessão do Congresso sem votar LDO
Presidente do Congresso interrompeu a sessão para que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) comece a votar o projeto de Orçamento de 2016
A apreciação do Orçamento pela CMO aguardava votação do Plano Plurianual (PPA) e projetos de créditos orçamentários, que liberam verbas para ministérios e pagamento de emendas parlamentares. Com isso, a votação da LDO com a meta fiscal reduzida para 0,5% do PIB deve ser apreciada mais tarde ou até mesmo nesta quinta-feira.
A votação do PPA, que envolve 8 trilhões de reais com ações de 2016 a 2019, era importante para permitir que o CMO vote o Orçamento. Pelas regras, o Orçamento só pode ser votado na Comissão com a votação do PPA no Plenário do Congresso.
Mais cedo, a CMO aprovou a redução da meta de superávit primário para 0,5% do PIB em 2016, ou 30,55 bilhões de reais, mas sem possibilidade de abatimento. A decisão contraria o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que defendia uma economia de 0,7% do PIB. Os defensores da redução dizem que o importante foi preservar o Bolsa Família do corte de 10 bilhões de reais.
Comissão aprova meta fiscal de 0,5% do PIB em 2016, mas sem abatimentos
'Rebaixamento pela Fitch é temporário', diz Planejamento
Comentários
Postar um comentário