Pular para o conteúdo principal

Fim do mistério: estudo descobre motivo do 'andar másculo' de Putin

O jeito de caminhar do presidente russo teria sido moldado pelo treinamento que recebeu da KGB

Presidente russo Vladimir Putin caminha entre os guardas de honra enquanto se dirige para uma cerimônia no Kremlin em Moscou - 26/11/2015
Presidente russo Vladimir Putin caminha entre os guardas de honra enquanto se dirige para uma cerimônia no Kremlin em Moscou - Reuters)
Um novo estudo publicado por um grupo de médicos neurologistas concluiu que o curioso jeito de andar do presidente russo Vladimir Putin - com seu braço direito colado ao corpo, praticamente imóvel, enquanto o esquerdo balança normalmente - foi moldado pelo treinamento que recebeu pela KGB, a agência de segurança nacional da União Soviética.
A pesquisa, conduzida por especialistas na Universidade e Centro Médico de Radboud, na Holanda, descobriu que os oficiais da antiga KGB recebiam instruções específicas sobre como se mover no campo de batalha, a fim de ter acesso rápido à arma. "Quando em movimento, é absolutamente necessário manter a sua arma contra o peito ou na mão direita", diz um manual de treinamento da organização. "O balanço deve ser feito só de um lado, geralmente o esquerdo, virando-se um pouco na direção do movimento."
Ao examinar o 'estilo' de caminhar de Putin e a pouca mobilidade de seu braço direito, os especialistas admitiram que, inicialmente, pensaram que era um sintoma da doença de Parkinson. Contudo, provas de que o presidente caminha dessa forma há vários anos, combinadas com suas conhecidas habilidades em levantamento de peso, judô e natação, descartaram essa hipótese, bem como outros problemas ortopédicos.
Leia também:
Putin mostra seus músculos em sessão de malhação
Para demonstrar poder, Putin faz todo mundo esperar, até o papa
Putin inaugura 'Disney do Exército' para militarizar juventude russa
O estudo também observou que vários outros antigos oficiais de alto escalão da KGB caminham da mesma forma. Além de Putin, o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, dois antigos ministros da Defesa, Anatoly Serdyukov e Sergei Ivanov, e Anatoly Sidorov, um grande comandante militar, andam dessa maneira.
Contudo, Medvedev nunca recebeu treinamento militar ou de inteligência, o que levou os pesquisadores a concluírem que ele adotou a forma andar para imitar seu patrão. O estudo destacou diversas evidências que sugerem que o primeiro-ministro foi treinado para falar, caminhar e parecer com Putin. Quando o resultado das eleições de 2008 foi anunciado, por exemplo, "Putin e Medvedev andaram juntos pela Praça Vermelha com jaquetas de couro e jeans, Medvedev tentando imitar o andar másculo de Putin", diz a pesquisa.
Assim como Dmitry Medvedev, os especialistas acreditam que outros oficiais russos adotaram maneirismos de seus superiores e que muitos políticos do alto escalão assumiram o hábito de usar seus relógios no braço direito, como Putin faz, para mostrar sua fidelidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p