Pular para o conteúdo principal

Fim do mistério: estudo descobre motivo do 'andar másculo' de Putin

O jeito de caminhar do presidente russo teria sido moldado pelo treinamento que recebeu da KGB

Presidente russo Vladimir Putin caminha entre os guardas de honra enquanto se dirige para uma cerimônia no Kremlin em Moscou - 26/11/2015
Presidente russo Vladimir Putin caminha entre os guardas de honra enquanto se dirige para uma cerimônia no Kremlin em Moscou - Reuters)
Um novo estudo publicado por um grupo de médicos neurologistas concluiu que o curioso jeito de andar do presidente russo Vladimir Putin - com seu braço direito colado ao corpo, praticamente imóvel, enquanto o esquerdo balança normalmente - foi moldado pelo treinamento que recebeu pela KGB, a agência de segurança nacional da União Soviética.
A pesquisa, conduzida por especialistas na Universidade e Centro Médico de Radboud, na Holanda, descobriu que os oficiais da antiga KGB recebiam instruções específicas sobre como se mover no campo de batalha, a fim de ter acesso rápido à arma. "Quando em movimento, é absolutamente necessário manter a sua arma contra o peito ou na mão direita", diz um manual de treinamento da organização. "O balanço deve ser feito só de um lado, geralmente o esquerdo, virando-se um pouco na direção do movimento."
Ao examinar o 'estilo' de caminhar de Putin e a pouca mobilidade de seu braço direito, os especialistas admitiram que, inicialmente, pensaram que era um sintoma da doença de Parkinson. Contudo, provas de que o presidente caminha dessa forma há vários anos, combinadas com suas conhecidas habilidades em levantamento de peso, judô e natação, descartaram essa hipótese, bem como outros problemas ortopédicos.
Leia também:
Putin mostra seus músculos em sessão de malhação
Para demonstrar poder, Putin faz todo mundo esperar, até o papa
Putin inaugura 'Disney do Exército' para militarizar juventude russa
O estudo também observou que vários outros antigos oficiais de alto escalão da KGB caminham da mesma forma. Além de Putin, o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, dois antigos ministros da Defesa, Anatoly Serdyukov e Sergei Ivanov, e Anatoly Sidorov, um grande comandante militar, andam dessa maneira.
Contudo, Medvedev nunca recebeu treinamento militar ou de inteligência, o que levou os pesquisadores a concluírem que ele adotou a forma andar para imitar seu patrão. O estudo destacou diversas evidências que sugerem que o primeiro-ministro foi treinado para falar, caminhar e parecer com Putin. Quando o resultado das eleições de 2008 foi anunciado, por exemplo, "Putin e Medvedev andaram juntos pela Praça Vermelha com jaquetas de couro e jeans, Medvedev tentando imitar o andar másculo de Putin", diz a pesquisa.
Assim como Dmitry Medvedev, os especialistas acreditam que outros oficiais russos adotaram maneirismos de seus superiores e que muitos políticos do alto escalão assumiram o hábito de usar seus relógios no braço direito, como Putin faz, para mostrar sua fidelidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular