Pular para o conteúdo principal

ONU aprova resolução contra extremistas estrangeiros

Em votação unânime, Conselho de Segurança pede a membros da ONU que adotem medidas contra pessoas que tentem apoiar grupos terroristas

O Conselho de Segurança da ONU
O Conselho de Segurança da ONU 
O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quarta-feira, em reunião extraordinária, uma resolução para conter o fluxo de jihadistas estrangeiros que tentam apoiar ou se unir a grupos terroristas como o Estado Islâmico. O documento, aprovado por unanimidade, pede que todos os países membros das Nações Unidas adotem medidas para combater os jihadistas, formalmente designados como "combatentes terroristas estrangeiros".
Entre as medidas mencionadas estão evitar e eliminar o recrutamento, a organização, o transporte e o fornecimento de equipamentos aos jihadistas, além de pôr fim ao financiamento de viagens e atividades desses indivíduos. A ONU também cobra a adoção de uma legislação que permita processar criminalmente cidadãos que deixem o país com o propósito de realizar atividades terroristas e pede que os países evitem a entrada e o trânsito de pessoas suspeitas de envolvimento com atividades terroristas.
A resolução também apela aos membros para que compartilhem informações sobre suspeitos de terrorismo e exijam das companhias aéreas dados sobre passageiros para identificar ameaças em potencial. Recentemente, a Grã-Bretanha adotou medidas para impedir a livre circulação de suspeitos de envolvimento com grupos terroristas.
Leia também
Dilma diz 'lamentar' bombardeio dos EUA contra terroristas na Síria

Obama sobre ataques: 'Esta não é uma luta só dos EUA'
EUA iniciam bombardeios contra posições do EI na Síria
EI convoca seguidores a matar cidadãos de países da coalizão

A reunião do Conselho foi presidida por Barack Obama, que voltou a pedir esforços globais para destruir a "rede de morte" representada pelo Estado Islâmico. “Nossas agências de inteligência estimam que mais de 15.000 combatentes estrangeiros de mais de oitenta nações viajaram para a Síria nos últimos anos. Muitos se uniram a organizações como afiliadas da Al Qaeda, a Frente Nusra e o Estado Islâmico, que agora ameaça povos na Síria e no Iraque”, destacou.
Obama comemorou a aprovação do documento, mas disse que é preciso fazer mais. "A resolução não é o suficiente. Promessas no papel não podem nos manter seguros. Retórica rebuscada e boas intenções não vão deter um só ataque terrorista. As palavras ditas aqui precisam ser traduzidas em ação".
Sanções – Também nesta quarta, o Departamento do Tesouro americano impôs sanções a oito pessoas que ajudaram financeiramente ou facilitaram ações de combatentes estrangeiros que se uniram ao Estado Islâmico ou à Frente Nursa, facções que foram alvo de recentes ataques militares dos EUA.
Os indivíduos foram classificados como "terroristas globais" e excluídos do sistema bancário americano. Seus ativos nos Estados Unidos foram congelados. As sanções também atingiram três pessoas e uma instituição de caridade que o governo americano diz terem apoiado o grupo Jemaah Islamiya, ligado à Al Qaeda no sudeste asiático, acusado de bombardear uma casa noturna em Bali em 2002, causando a morte de mais de 200 pessoas.
Entre os financiadores da Frente Nursa, três são de países aliados (Turquia, Jordânia e Kuwait), de acordo com o Tesouro. A Frente Nursa, facção que tenta derrubar o regime de Bashar Assad na Síria, está trabalhando em uma parceria com o Khorasan, célula da Al Qaeda bombardeada pelos EUA na segunda-feira, informaram autoridades americanas.
(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...