Pular para o conteúdo principal

Invasor queria avisar Obama sobre 'colapso da atmosfera'

Omar Gonzalez já havia sido preso em junho com armas automáticas e um mapa de Washington mostrando o caminho até a Casa Branca

Agente do serviço secreto guarda a entrada da Casa Branca após homem invadir o prédio
Agente do serviço secreto guarda a entrada da Casa Branca após homem invadir o prédio (Reuters)
O homem que invadiu a Casa Branca na noite da última sexta-feira estava "preocupado com o fato de a atmosfera entrar em colapso" e planejava avisar o presidente Barack Obama para que ele "discursasse ao povo". Os devaneios constam de uma declaração emitida pelos promotores que investigam o caso. No entanto, informações divulgadas pelas autoridades nesta segunda-feira indicam que, apesar da justificativa absurda para a invasão, ela estava sendo planejada há meses.
Em julho, Omar Gonzalez, um sargento do Exército americano que serviu no Iraque, foi preso pela polícia do Estado da Virgínia com armas semiautomáticas, um rifle de longo alcance e um mapa de Washington com anotações e uma linha traçada até a Casa Branca. A prisão ocorreu após uma perseguição em alta velocidade ao carro do suspeito, que foi acusado de direção perigosa e fuga da polícia. Em agosto, ele foi parado, mas não chegou a ser detido, ao caminhar perto da Casa Branca com um machete na cintura.
Na última sexta, Gonzalez, de 42 anos, foi preso em flagrante com uma faca, e deverá responder por entrar ilegalmente em uma área restrita portando "uma arma letal ou perigosa". Se for declarado culpado, pode ser condenado a até dez anos de prisão. Em seu veículo, policiais encontraram 800 cartuchos de munição, um facão e dois machados.
Leia mais: Casa Branca é reaberta após ser brevemente esvaziada
A promotoria alegou ao juiz que o homem deve continuar atrás das grades, por constituir um perigo ao presidente Obama. A alegação foi aceita ele continuará sob custódia até uma audiência na próxima semana.
Pouco antes do incidente, Obama havia embarcado com sua família no helicóptero Marine One para passar o fim de semana em Camp David. A invasão motivou um reforço na segurança do local, e medidas como a expansão da zona de segurança ao redor da Casa Branca estão sendo analisadas.
As medidas podem incluir bloqueio de calçadas e revista de turistas nos arredores do prédio. Além disso, os visitantes do complexo, que já são revistados na entrada, podem ser submetidos a uma nova revista alguns quarteirões antes, segundo informação do NYT e do Washington Post. O serviço secreto não comentou as mudanças em estudo.
Outros casos - Episódios em que pessoas pulam a cerca da Casa Branca são razoavelmente comuns, mas o incidente da última sexta foi particularmente preocupante pois o intruso conseguiu de fato entrar no edifício.
No mês passado, Obama teve de adiar um pronunciamento à nação após uma criança passar por entre as grades e engatinhar no gramado da Casa Branca. O serviço secreto também foi criticado após um escândalo de prostituição, deflagrado em 2012, e uma falha em 2009 envolvendo um casal não convidado para um jantar de Estado da Casa Branca.
(Com agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular