Pular para o conteúdo principal

Invasor queria avisar Obama sobre 'colapso da atmosfera'

Omar Gonzalez já havia sido preso em junho com armas automáticas e um mapa de Washington mostrando o caminho até a Casa Branca

Agente do serviço secreto guarda a entrada da Casa Branca após homem invadir o prédio
Agente do serviço secreto guarda a entrada da Casa Branca após homem invadir o prédio (Reuters)
O homem que invadiu a Casa Branca na noite da última sexta-feira estava "preocupado com o fato de a atmosfera entrar em colapso" e planejava avisar o presidente Barack Obama para que ele "discursasse ao povo". Os devaneios constam de uma declaração emitida pelos promotores que investigam o caso. No entanto, informações divulgadas pelas autoridades nesta segunda-feira indicam que, apesar da justificativa absurda para a invasão, ela estava sendo planejada há meses.
Em julho, Omar Gonzalez, um sargento do Exército americano que serviu no Iraque, foi preso pela polícia do Estado da Virgínia com armas semiautomáticas, um rifle de longo alcance e um mapa de Washington com anotações e uma linha traçada até a Casa Branca. A prisão ocorreu após uma perseguição em alta velocidade ao carro do suspeito, que foi acusado de direção perigosa e fuga da polícia. Em agosto, ele foi parado, mas não chegou a ser detido, ao caminhar perto da Casa Branca com um machete na cintura.
Na última sexta, Gonzalez, de 42 anos, foi preso em flagrante com uma faca, e deverá responder por entrar ilegalmente em uma área restrita portando "uma arma letal ou perigosa". Se for declarado culpado, pode ser condenado a até dez anos de prisão. Em seu veículo, policiais encontraram 800 cartuchos de munição, um facão e dois machados.
Leia mais: Casa Branca é reaberta após ser brevemente esvaziada
A promotoria alegou ao juiz que o homem deve continuar atrás das grades, por constituir um perigo ao presidente Obama. A alegação foi aceita ele continuará sob custódia até uma audiência na próxima semana.
Pouco antes do incidente, Obama havia embarcado com sua família no helicóptero Marine One para passar o fim de semana em Camp David. A invasão motivou um reforço na segurança do local, e medidas como a expansão da zona de segurança ao redor da Casa Branca estão sendo analisadas.
As medidas podem incluir bloqueio de calçadas e revista de turistas nos arredores do prédio. Além disso, os visitantes do complexo, que já são revistados na entrada, podem ser submetidos a uma nova revista alguns quarteirões antes, segundo informação do NYT e do Washington Post. O serviço secreto não comentou as mudanças em estudo.
Outros casos - Episódios em que pessoas pulam a cerca da Casa Branca são razoavelmente comuns, mas o incidente da última sexta foi particularmente preocupante pois o intruso conseguiu de fato entrar no edifício.
No mês passado, Obama teve de adiar um pronunciamento à nação após uma criança passar por entre as grades e engatinhar no gramado da Casa Branca. O serviço secreto também foi criticado após um escândalo de prostituição, deflagrado em 2012, e uma falha em 2009 envolvendo um casal não convidado para um jantar de Estado da Casa Branca.
(Com agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p