Pular para o conteúdo principal
Aiatolá pede que muçulmanos defendam e armem palestinos

Ali Khamenei, líder religioso iraniano, acusou Israel de 'genocídio' e chamou o país hebreu de 'cão raivoso'. Israel bombardeia central elétrica na Faixa de Gaza

O Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, peneirou os candidatos à eleição
O Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei (Reuters)
O guia religioso supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, acusou nesta terça-feira Israel de estar cometendo um "genocídio" em Gaza e pediu ao mundo islâmico que arme os palestinos para lutar contra os iraelenses, reporta a rede CNN. "Um cachorro raivoso, um lobo ganancioso (...) está atacando pessoas inocentes, crianças que perderam a vida. O que os líderes do regime sionista estão fazendo é um genocídio, uma catástrofe histórica", declarou Khamenei em um discurso coincidindo com o fim do Ramadã – o período religioso em que os muçulmanos jejuam e rezam durante o dia.
"O presidente americano Barack Obama lançou uma campanha para desarmar a resistência palestina para que não possa responder a estes crimes. Nós dizemos o contrário: o mundo inteiro, e em particular o mundo islâmico, precisa armar o máximo possível o povo palestino", acrescentou Khamenei, líder máximo iraniano. Em uma conversa com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Obama afirmou que qualquer solução de longo prazo do conflito entre israelenses e palestinos passa por "desarmar os grupos terroristas e desmilitarizar Gaza".
Leia também
Israel: operação vai continuar ‘até que missão seja cumprida'

Novos bombardeios matam civis em Gaza e em Israel
ONU pede cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza

O Irã não reconhece a existência de Israel e apoia os grupos islamitas palestinos Jihad Islâmica e Hamas, contra o qual os israelenses lançaram no dia 8 de julho uma ofensiva em Gaza que já deixou mais de 1.100 palestinos mortos, em sua maioria civis, assim como mais de 50 soldados israelenses. As autoridades iranianas dizem ter entregado aos palestinos a tecnologia para fabricar os mísseis utilizados nos disparos contra cidades israelenses.
Usina de energia – A única central elétrica da Faixa de Gaza ficou fora de funcionamento após bombardeios do exército israelense, anunciou nesta terça o diretor-adjunto da autoridade de Energia do reduto palestino. Os mísseis israelenses danificaram o gerador e atingiram as reservas de combustível, provocando um incêndio, disse Fathi al-Sheikh Jalil.
Um jornalista da agência France-Presse confirmou que grandes incêndios na área da central de energia impediam o acesso dos veículos de auxílio e prejudicaram o fornecimento de energia da Faixa de Gaza. A usina bombardeada fornece cerca de 30% do consumo de eletricidade de Gaza. Além disso, segundo Jalil, "cinco das dez linhas elétricas provenientes de Israel para abastecer a Faixa de Gaza foram atingidas pelos bombardeios israelenses, e os serviços de manutenção não conseguem ter acesso à zona para consertá-las".


Novos ataques – Pelo menos dezesseis palestinos morreram e 65 ficaram feridos nos últimos e intensos bombardeios aéreos do Exército israelense sobre as regiões central e sul da Faixa de Gaza, entre os quais um dos alvos era a casa do líder do Hamas no território palestino, Ismail Haniyeh, que saiu ileso. Durante a última noite e as primeiras horas desta terça-feira, aviões militares israelenses, com o apoio de tanques, intensificaram seus bombardeios sobre a região, principalmente na Cidade de Gaza. Fontes de segurança palestinas detalharam que caças israelenses lançaram panfletos sobre a capital e iluminaram a escuridão da noite com explosivos luminosos enquanto os blindados seguiam sua ofensiva por terra. Grandes explosões foram vistas a oeste da Cidade de Gaza.
O Exército israelense informou, em comunicado, que atacou setenta "posições terroristas" em todo o território palestino durante as últimas operações noturnas em Gaza, entre elas dois centros utilizados para o comando e o controle das ações do Hamas, além de quatro armazéns de armas escondidos em mesquitas, plataformas para o lançamento de foguetes escondidas perto de uma mesquita e um túnel para uso ofensivo.
No começo do dia, um novo comunicado militar israelense acrescentou que as Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) atacaram infraestruturas da tesouraria do Hamas, "responsável pelo financiamento e pela administração de ações terroristas na Cidade de Gaza". A IDF notificou que conseguiu atingir instalações utilizadas para a confecção de material de propaganda do Hamas e da emissora de televisão al Aqsa, acusada pelo Estado judeu de incitar a população palestina contra Israel.
(Com agências Reuters, EFE e France-Presse)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular