Premiê japonês faz primeira visita oficial à Rússia em 10 anos
Encontro poderá permitir a retomada das negociações de paz entre os países e uma possível solução para o conflito territorial do arquipélago das Curilas.
O primeiro-ministro
japonês Shinzo Abe se reunirá com Vladimir Putin nesta segunda
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chegou neste domingo a Moscou, na primeira visita oficial de um chefe de governo japonês à Rússia em dez anos. Abe se reunirá na segunda-feira com o presidente russo Vladimir Putin. O encontro poderá permitir a retomada das negociações de paz entre os países e uma possível solução para o conflito territorial do arquipélago das Curilas.
Os dois países disputam quatro ilhas deste arquipélago, chamadas de Território do Norte no Japão e Curilas do Sul na Rússia, que foram anexadas pelos soviéticos no fim da Segunda Guerra Mundial. Este litígio impede a assinatura de um tratado de paz. "Durante esta visita, quero estabelecer uma relação pessoal de confiança, quero que cheguemos a um acordo sobre a retomada das negociações para a assinatura de um tratado de paz", disse Abe à agência Itar-Tass antes de viajar a Moscou.
Leia também:
Incursão chinesa em ilhas volta a elevar tensão com Japão
Terremoto de 6 graus deixa 19 pessoas feridas no Japão
Incursão chinesa em ilhas volta a elevar tensão com Japão
Terremoto de 6 graus deixa 19 pessoas feridas no Japão
As perspectivas de desenvolvimento do comércio, o investimento e a energia serão alguns dos principais temas das negociações com Putin, disse Abe. Durante este encontro, serão abordados "todos os aspectos das relações entre os dois países e suas perspectivas de desenvolvimento", disse o Kremlin, em comunicado.
Em 2010, Dmitri Medvedev, então presidente da Rússia, enfureceu o Japão ao se tornar o primeiro chefe de estado russo a visitar o arquipélago das Curilas.
Comentários
Postar um comentário