Pular para o conteúdo principal

Itália enfrenta período 'complexo', diz Letta


Novo premiê pediu ao Parlamento um voto de confiança e a expectativa é de que ele consiga

  •  
O novo primeiro-ministro da Itália, o ex-deputado de centro-esquerda Enrico Letta, deu início ao discurso de apresentação de seu programa de governo na Câmara italiana dizendo que o país enfrenta "um dos mais complexos e dolorosos" períodos de sua história desde a Segunda Guerra Mundial. Letta pediu ao Parlamento um voto de confiança na votação que ocorrerá ainda nesta segunda-feira na Câmara e terça-feira no Senado. A expectativa é de que ele obtenha o voto de confiança de ambas as Casas.
Letta pede voto de confiança ao Parlamento italiano - Alessandro Bianchi/Reuters
 
Letta pede voto de confiança ao Parlamento italiano

O premiê disse à Câmara que "reduzir impostos sem aumentar a dívida" será um "objetivo contínuo" do seu governo. Segundo ele, sua administração vai trabalhar para evitar o aumento de 1% no teto do Imposto sobre Valor Agregado (VAT, na sigla em inglês), que está previsto para entrar em vigor este ano. O aumento foi estipulado para ajudar a restaurar a saúde das finanças públicas italianas, mas existe o temor de que a decisão possa pressionar mais os gastos dos consumidores e aprofundar a recessão. Letta prometeu também cancelar um imposto impopular sobre propriedades, criado na gestão anterior.
Letta lembrou que a situação econômica na Itália ainda é séria e que a disciplina fiscal é crucial para reduzir o nível da dívida. O novo premiê fez uma menção especial às reformas institucionais, expressando sua vontade de criar uma comissão para revisar a estrutura geral das instituições do país e frisou que uma nova lei eleitoral daria maior representatividade aos cidadãos. "A comissão para as reformas deve ter início imediatamente", disse ele, estipulando o prazo máximo de 18 meses para o início efetivo das reformas.
Também entre as prioridades do novo governo estão o combate à corrupção e à evasão de impostos. Segundo Letta, essa é a única forma de restaurar a confiança pública na justiça italiana.
Na terça-feira, Letta vai se encontrar com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Berlim para conversas bilaterais, segundo informações do governo alemão. Os dois líderes darão uma entrevista coletiva após o encontro, às 13h (horário de Brasília).
O primeiro-ministro afirmou que também vai visitar Bruxelas e Paris com o objetivo de pressionar por mais crescimento na Europa. Ele disse que a região enfrenta "uma crise de legitimidade".
Letta foi formalmente empossado no domingo como primeiro-ministro da Itália, após alcançar um acordo com o partido Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi, e o grupo Escolha Cívica de centristas, do ex-primeiro-ministro Mario Monti. O acordo deu fim aos mais de dois meses de impasse político na Itália após as eleições inconclusivas de fevereiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...