Pular para o conteúdo principal

Mãe dos irmãos Tsarnaev está em lista americana de suspeitos de terrorismo


O nome de Tamerlan, um dos filhos acusados pelo atentado de Boston, também estava nessa relação



WASHINGTON - Zubeidat Tsarnaeva, mãe dos acusados pelo atentado à Maratona de Boston, está na mesma lista americana de suspeitos de terrorismo que apontava o nome de seu filho Tamerlan, coautor do ataque do último dia 15. Autoridades americanas informaram que os dois nomes foram incluídos nessa base de dados, compartilhada por todas as agências americanas envolvidas na prevenção do terror, no início de 2011.
Zubeidat e Anzor falam sobre filhos acusados de atentado - Dmitry Kostyukov/The New York Times
 
Zubeidat e Anzor falam sobre filhos acusados de atentado
Na época, a Rússia advertira o FBI sobre suas suspeitas de que Tamerlan e Zubeidat eram radicais islâmicos. A mãe e o pai dos suspeitos, Anzor Tsarnaev, haviam informado no início da semana seus planos de embarcar aos Estados Unidos para depor ao FBI e buscar informações sobre o atentado. Zubeidat insiste que seus dois filhos não executaram as explosões, que deixou três mortos e mais de 170 feridos.
Os planos do casal, entretanto, mudaram. A mãe dos suspeitos disse nesta sexta-feira, 26, que jamais teve a intenção de ir aos EUA. Informou ainda que Anzor, cuja viagem estava marcada para quinta-feira passada, está internado em um hospital de Moscou para tratar-se dos "nervos, cabeça, estômago e pressão alta."
O fato de o nome de uma pessoa estar nessa lista não significa necessariamente que se trate de um terrorista nem que seja iniciada investigação ou vigilância sobre a pessoa pelas agências americanas. Mas parlamentares americanos pressionam por uma investigação mais profunda sobre as atividades da mãe dos Tsarnaev.
"Ela é uma pessoa de interesse, que estamos observando para ver se ajudou a radicalizar seu filho ou se teve contato com outras pessoas e grupos terroristas", afirmou o deputado federal democrata Dutch Ruppersberger, do Comitê de Inteligência da Câmara. "A meu ver, a mãe teve um papel no processo de radicalização de Tamerlan Tsarnaev", disse o deputado Michael McCaul, presidente do Comitê de Segurança Interna da Câmara.
Depois de uma semana internado em um hospital de Boston que tratou também as vítimas do atentado, Dzhokhar Tsarnaev foi transferido para o centro médico de uma prisão federal, no Norte do Estado de Massachusetts. Ele se rendeu à polícia na noite de 19 de abril, depois de 22 horas de perseguição policial. Seu irmão Tamerlan morreu na noite anterior em uma troca de tiros com a polícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...