Pular para o conteúdo principal

Mãe dos irmãos Tsarnaev está em lista americana de suspeitos de terrorismo


O nome de Tamerlan, um dos filhos acusados pelo atentado de Boston, também estava nessa relação



WASHINGTON - Zubeidat Tsarnaeva, mãe dos acusados pelo atentado à Maratona de Boston, está na mesma lista americana de suspeitos de terrorismo que apontava o nome de seu filho Tamerlan, coautor do ataque do último dia 15. Autoridades americanas informaram que os dois nomes foram incluídos nessa base de dados, compartilhada por todas as agências americanas envolvidas na prevenção do terror, no início de 2011.
Zubeidat e Anzor falam sobre filhos acusados de atentado - Dmitry Kostyukov/The New York Times
 
Zubeidat e Anzor falam sobre filhos acusados de atentado
Na época, a Rússia advertira o FBI sobre suas suspeitas de que Tamerlan e Zubeidat eram radicais islâmicos. A mãe e o pai dos suspeitos, Anzor Tsarnaev, haviam informado no início da semana seus planos de embarcar aos Estados Unidos para depor ao FBI e buscar informações sobre o atentado. Zubeidat insiste que seus dois filhos não executaram as explosões, que deixou três mortos e mais de 170 feridos.
Os planos do casal, entretanto, mudaram. A mãe dos suspeitos disse nesta sexta-feira, 26, que jamais teve a intenção de ir aos EUA. Informou ainda que Anzor, cuja viagem estava marcada para quinta-feira passada, está internado em um hospital de Moscou para tratar-se dos "nervos, cabeça, estômago e pressão alta."
O fato de o nome de uma pessoa estar nessa lista não significa necessariamente que se trate de um terrorista nem que seja iniciada investigação ou vigilância sobre a pessoa pelas agências americanas. Mas parlamentares americanos pressionam por uma investigação mais profunda sobre as atividades da mãe dos Tsarnaev.
"Ela é uma pessoa de interesse, que estamos observando para ver se ajudou a radicalizar seu filho ou se teve contato com outras pessoas e grupos terroristas", afirmou o deputado federal democrata Dutch Ruppersberger, do Comitê de Inteligência da Câmara. "A meu ver, a mãe teve um papel no processo de radicalização de Tamerlan Tsarnaev", disse o deputado Michael McCaul, presidente do Comitê de Segurança Interna da Câmara.
Depois de uma semana internado em um hospital de Boston que tratou também as vítimas do atentado, Dzhokhar Tsarnaev foi transferido para o centro médico de uma prisão federal, no Norte do Estado de Massachusetts. Ele se rendeu à polícia na noite de 19 de abril, depois de 22 horas de perseguição policial. Seu irmão Tamerlan morreu na noite anterior em uma troca de tiros com a polícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular