Pular para o conteúdo principal

Napolitano indica esquerdista moderado para primeiro-ministro da Itália


Enrico Letta discutirá com PD se aceita nomeação, que tem de ser aprovada no Parlamento



ROMA - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, indicou nesta quarta-feira, 24, o vice-líder do Partido Democrático (PD), Enrico Letta, para ser primeiro-ministro do país. A medida tem como objetivo pôr fim a dois meses de impasse político na terceira maior economia da zona do euro. Letta aceitou "com reservas" a nomeação. Ele deve se reunir com seu partido e dar uma resposta definitiva a Napolitano.
Letta diz 'aceitar com ressalvas' a indicação - Giuseppe Lami / Efe
 
Letta diz 'aceitar com ressalvas' a indicação
A nomeação tem o respaldo do partido do primeiro-ministro interino, o tecnocrata Mario Monti, e do Povo da Liberdade (PDL), do ex-premiê Silvio Berlusconi. Um voto de confiança deve ser organizado até o fim da semana para confirmar Letta à frente do Executivo italiano.
O fim da crise começou a se delinear no último fim de semana, quando Napolitano, de 87 anos, foi reeleito pelo Parlamento, num fato inédito na República Italiana. No seu discurso de posse, ontem, Napolitano chegou a se emocionar ao pedir que os políticos tivessem mais responsabilidade para pôr um fim ao impasse. Letta, um ex-democrata-cristão, considerado parte da ala direitista do Partido Democrático- deve compor um ministério misto entre políticos e tecnocratas.
Na eleição parlamentar de fevereiro, quando o PD fez a maior bancada na Câmara, mas não conseguiu maioria no Senado. Desde então, o partido centro-esquerdista era incapaz de costurar uma aliança com rivais.
Desafio. Ao aceitar a indicação, Letta se disse surpreso, e salientou que o país enfrenta uma situação "difícil e frágil". Segundo ele, o país precisa dar respostas ao desemprego, à pobreza e às dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas. Criticou ainda as autoridades europeias por darem excessiva importância à austeridade fiscal, e não ao crescimento.
"Recebi a incumbência e aceito com reservas. Minha surpresa esta manhã foi receber uma ligação telefônica de Napolitano e em igual medida foi o sentido de profunda responsabilidade que esta incumbência faz sentir sobre meus ombros. A situação é muito difícil, frágil", disse o político do PD. "Todos sabem que esta situação não pode durar. Nesse sentido, aceitei o convite, responsabilidade que sinto mais forte e pesada que a capacidade dos meus ombros têm para aguentar."
Para Napolitano, a nomeação é uma rara oportunidade de consenso na conturbada política italiana. "Se abriu o caminho em direção à formação do governo, do qual o país tem necessidade e após uma espera longa demais. Essa é a única perspectiva possível: uma ampla convergência entre as forças políticas que possa assegurar a maioria em ambas as Câmaras", afirmou Napolitano. "É essencial que se estabeleça um clima de máximo respeito recíproco entre as forças políticas que se comprometam a colaborar na formação do governo. Confio que todos vão cooperar e que não se alimentem velhas tensões."
Letta tem 46 anos e, se confirmado, será o segundo premiê mais jovem da história italiana. O fato de ser solidamente favorável à associação com a União Europeia deve ser bem recebido pelos mercados e por governos estrangeiros. Nos últimos dias, a perspectiva de solução da crise já vinha animando os mercados. Na quarta-feira, os juros da dívida pública italiana caíram ao seu menor nível desde o início da união monetária europeia, em 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...