Pular para o conteúdo principal

Espanha e França no topo do desemprego


São 6,2 milhões de espanhóis e 3,19 milhões de franceses sem trabalho; crescimento da economia no Reino Unido foi a notícia boa do dia 




Duas das maiores potências econômicas da Europa registraram ontem recordes históricos de desemprego. Na Espanha, 6,2 milhões de pessoas estão sem trabalho, o equivalente a 27,16% da população ativa, o pior nível desde o início da série estatística no país. Na França, 3,19 milhões - ou 10,2% da população ativa - estão desempregadas, o maior nível desde 1997.

Em meio a tantas más notícias na Europa, houve uma positiva: o Reino Unido escapou de nova recessão e cresceu 0,3% no primeiro trimestre.
As estatísticas nacionais vêm sendo divulgadas desde ontem em todo o continente. Até aqui, a que mais chocou foi o nível de desemprego na Espanha, que volta a ter o índice mais elevado da Europa, ao lado da Grécia, com 27,2% da população ativa fora do mercado de trabalho. O índice é o maior de todo o mundo industrializado. Em termos regionais, o recorde negativo continua a ser da Andaluzia, região agrícola do sul do país onde o desemprego chega a 36,87% da população ativa. Por outro lado, a situação é menos grave no País Basco, onde o índice é bem inferior: 16,28%.
Como de praxe, a situação é mais dramática para os mais jovens. Na Espanha, 57,22% dos adolescentes e adultos com idade entre 16 e 24 anos não têm trabalho, nível 2% pior do que o registrado no fim de 2012.
'Decrescimento'. O desemprego de jovens é uma das causas apontadas por demógrafos para uma nova realidade no país: o decrescimento populacional. Na segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística da Espanha informou que o total de habitantes do país caiu 260 mil em 2012. "O número de imigrantes aumentou entre 2000 e 2009, mas com a crise a tendência se inverteu", explicou à Rádio Nacional, o demógrafo do Centro de Estudos Demográficos de Barcelona, Albert Esteves.
Muito menos grave, mas ainda assim preocupante, é a situação da França. Em março, o número de pessoas procurando emprego aumentou pelo 23.º mês seguido e chegou ao mais elevado nível desde o início da série estatística atual, em 1997, segundo o Ministério do Trabalho. Com mais 36,9 mil desempregados , o recorde foi batido. Considerando também trabalhadores em atividade reduzida e territórios além-mar, o número de franceses em situação precária aumenta para 5 milhões.
Segundo o economista Marion Cochard, analista do Escritório Francês de Conjuntura Econômica, a situação só não é pior porque algumas medidas de estímulo ao mercado de trabalho tomadas pelo governo para compensar a austeridade fiscal estão surtindo efeito. "Sem essas políticas, a alta seria de 300 mil desempregados por ano, enquanto devemos estar com 200 mil", estima Cochard.
A boa surpresa veio do outro lado do Canal da Mancha. Contrariando as estimativas, o Reino Unido escapou de sua terceira recessão técnica desde 2008 ao registrar crescimento de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2013. Satisfeito, o secretário do Tesouro britânico, George Osborne, demonstrou otimismo. "Os números representam um sinal encorajador de que a economia está se curando."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular