Pular para o conteúdo principal

Pela primeira vez, Exame de Ordem cobra Filosofia do Direito


1ª fase teve duas perguntas sobre a matéria entre as 80 questões; cursinho pede anulação de 3 testes



Cerca de 124 mil candidatos fizeram neste domingo, 28, a prova de primeira fase do 10.º Exame de Ordem Unificado. Eles tiveram de responder a 80 questões de múltipla escolha – duas delas sobre Filosofia do Direito, disciplina inédita na avaliação. Professores do cursinho LFG defendem a anulação de três testes. O gabarito preliminar deve ser divulgado às 22h.
Candidata chega atrasada, passa mal e é atendida na Uninove Vergueiro, em São Paulo - Epitácio Pessoa/Estadão
 
Candidata chega atrasada, passa mal e é atendida na Uninove Vergueiro, em São Paulo
Duas questões de Direito Penal são “tecnicamente lamentáveis”, afirma o professor Cristiano Rodrigues. Na versão azul da prova, o gabarito do teste 60 deve trazer como resposta “violência sexual mediante fraude”, quando o nome correto do crime é “violação sexual mediante fraude”. E na questão 62, segundo Rodrigues, o enunciado precisava dizer que o agente que cometeu prevaricação era um delegado.
Já o professor de Direito Administrativo Alexandre Mazza diz que o teste 32 (caderno azul), sobre licitações, não tem alternativa correta.
Em Filosofia do Direito havia uma questão de interpretação e outra sobre moral. “Uma era fácil e a outra, trabalhosa”, diz Alessandro Sanchez. “Devem estar esperando os alunos digerirem a inclusão da matéria na prova.”
O resultado preliminar sai no dia 8 de maio e a lista definitiva, após recursos, em 28 de maio. Para avançar à segunda etapa, é preciso acertar pelo menos 40 testes.
Na próxima fase, os participantes classificados deverão redigir uma peça processual e responder a quatro questões sob a forma de situações-problema. A prova discursiva está marcada para 16 de junho.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, desde que pendente apenas a sua colação de grau. Também podem se inscrever os estudantes do último ano ou do 9.º e 10.º semestres dos cursos de graduação em Direito. A aprovação no exame garante a inscrição como advogado nos quadros da OAB. Na última edição, apenas 10,3% dos candidatos que fizeram as provas passaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...