Pular para o conteúdo principal

Maduro anuncia que Venezuela iniciará 'nova etapa de diálogo' com EUA

O presidente venezuelano afirmou estar pronto para nomear embaixador em Washington

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anuncia que seu país iniciará 'nova etapa de diálogo' com EUA
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anuncia que seu país iniciará 'nova etapa de diálogo' com EUA(Federico Parra / AFP/)
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira que seu governo iniciará uma "nova etapa de diálogo" com os Estados Unidos, após uma reunião entre a chanceler venezuelana Delcy Rodríguez e o secretário de Estado americano, John Kerry, na Assembleia-Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), em Santo Domingo, na República Dominicana.
"Eles propuseram que iniciemos uma nova etapa de diálogo com novos canais de comunicação e um conjunto de encontros em alto nível de forma imediata, e eu disse à chanceler: 'Aprovado'. Vamos iniciar esta série de encontros de alto nível, estou de acordo", afirmou Maduro, em ato oficial transmitido em rede nacional.
O presidente venezuelano disse estar "pronto para nomear embaixadores e regularizar as relações" entre os dois países, cujos governos retiraram seus embaixadores em 2010.
Na reunião, Kerry e Rodríguez acertaram que o vice-secretário de Estado Thomas Shannon visitará a Venezuela muito em breve para avançar em um diálogo bilateral, informou o diplomata americano.
Leia mais:
Kerry pede à Venezuela que liberte presos políticos e alivie a escassez
Maduro alega fraude e pede suspensão de referendo
Deputados opositores são agredidos durante protesto na Venezuela
Após o encontro, o secretário de Estado americano disse à imprensa: "Conversamos sobre o referendo revogatório (...), tratamos de dizer que eles devem responder de modo que mostrem abertura e respeito a sua própria lei". "Os venezuelanos têm direito a usar os mecanismos constitucionais para manifestar sua vontade de maneira democrática", afirmou Kerry, ao pedir a realização de um "referendo justo e oportuno".
Caracas e Washington têm uma longa lista de embates - a Venezuela acusa os Estados Unidos de "intervencionismo imperialista", enquanto a Casa Branca acusa funcionários do governo venezuelano de violar os direitos humanos.
'Assuntos internos' - Mais cedo, diante da Assembleia-Geral da OEA, Kerry fez um apelo à libertação dos presos políticos venezuelanos, respeito à liberdade de expressão e alívio à escassez de alimentos e medicamentos que o país sofre, ao que a chanceler Delcy Rodríguez respondeu, irritada: "Os assuntos internos da Venezuela os resolvem os venezuelanos".
De acordo com o secretário de Estado, a invocação da Carta Democrática Interamericana por parte do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, abrirá "a discussão de que Venezuela tanto necessita (...) sobre as dimensões política, econômica, social e humanitária dessa crise".
O Conselho Permanente da OEA deve decidir por maioria se inicia gestões diplomáticas para a Venezuela, em sessão extraordinária na próxima semana. O governo da Venezuela tenta garantir pelo menos 18 votos a favor para essa sessão. Com isso, teria condições de bloquear a aplicação de medidas, como prevê a Carta Democrática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...