Navio chinês faz travessia inaugural do 'novo' Canal do Panamá
Obra de ampliação do canal exigiu mais de 5 bilhões de dólares, 4,4 milhões de metros cúbicos de concreto e o trabalho de 30 mil pessoas
O navio, que se chamava Andronikos e mudou de nome um mês antes da cerimônia - para o qual ele foi escolhido por sorteio -, é um new panamax de 48,25 metros de altura e 299,98 metros de comprimento, com capacidade para transportar até 9.400 contêineres. Ele entrou na eclusa de embarque por volta de 9h30 (horário de Brasília).
A embarcação foi amarrada com cordas gigantescas para mantê-la controlada enquanto a câmara baixa é preenchida com milhões de litros de água para elevá-la a nove metros e permitir sua passagem para a câmera média.
Brasil cai da quarta para a oitava posição em ranking de investimento externo
As novas de eclusas de embarque têm dimensões de 427 metros de comprimento por 55 metros de largura e 18,3 metros de profundidade. Sua construção exigiu um total de 4,4 milhões de metros cúbicos de concreto e da força de 30.000 trabalhadores.
Elas foram construídas pelo Grupo Unidos pelo Canal (GUPC). O consórcio foi liderado pela empresa espanhola Sacyr.
(Com EFE)
Comentários
Postar um comentário