Pular para o conteúdo principal

Cenário político deverá ditar os humores do mercado na próxima semana

Investidores estarão atentos também para os comentários do Banco Central na ata de sua última reunião. No sábado e no domingo, o Lollapalooza leva grandes nomes da música ao Autódromo de Interlagos

Dilma durante reunião com governadores em Brasília
Dilma durante reunião com governadores em Brasília(Reuters)
Como na sexta-feira passada, os humores dos investidores deverão oscilar, na próxima semana, ao sabor do noticiário político. Na agenda econômica, uma das divulgações mais importantes será a ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), do Banco Central. O documento dará pistas sobre a trajetória da taxa básica de juros, a Selic.
No final de semana, a quinta edição do Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, traz grandes nomes do pop e da música indie internacional, como Florence + The Machine, Munford & Sons, além dos sucessos Eminem e a parceria de DJs Jack Ü.
Veja mais detalhes:
Segunda-feira (7)
Internacional: A China, gigante da exportação e o principal parceiro comercial do Brasil, divulga seu desempenho nos setores no mês de fevereiro. Assim como no mês anterior, é esperada retração dos indicadores.
Terça- feira (8)
Europa: A Eurostat divulga o PIB de 2015 dos 19 países que fazem parte da zona do euro e dos 28 que compõem a União Europeia. No último ano, o crescimento foi de 0,9% e 1,4%, respectivamente.
Brasília: Também está prevista mais uma tentativa de votação na Câmara dos Deputados do polêmico projeto de decreto legislativo (PDC) 315/16, que elimina o indexador do cálculo da dívida de Estados e municípios.
Quarta feira (9)
Economia: O IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação do país, para o mês de fevereiro. No primeiro mês do ano, o IPCA avançou 1,27% -- maior taxa para o mês de janeiro desde 2003.
Quinta feira (10)
Economia: O Banco Central divulga a ata com os prognósticos que deram base à sua última reunião para definir a taxa de juros.
Varejo: O IBGE divulga o desempenho das vendas no varejo no ano de 2015, um dos indicadores que melhor representa a atividade econômica do país a partir dos gastos dos consumidores. No ano passado, o índice mostrou o pior desempenho dos últimos 11 anos, com alta de 2,2% -- 2,1% a menos do que no ano anterior.
Esporte: É também o dia de abertura do Circuito Mundial de Surfe (WTC) no arquipélago de Snapper Rock, na Austrália. Nos dois últimos anos, o Brasil levou a melhor no campeonato e trouxe dois títulos de campeão para casa: Gabriel Medina (2014) e Adriano de Souza, o Mineirinho (2015). Este ano, oito atletas brasileiros lutam novamente pelo troféu.
Sexta-feira (11)
Teatro: Estreia no Teatro Fecomercio (SP) o musical que conta a história dos Mamonas Assassinas, banda brasileira que foi sucesso nos anos 90, dona dos hits Robocop Gay, Brasília Amarela e Pelados em Santos. Há 20 anos os integrantes da banda morreram em um acidente de avião. Além da homenagem nos palcos, a história do grupo também será contada na televisão em uma série produzida pela Record.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular