Pular para o conteúdo principal

Semana terá avanço no processo do impeachment e visita histórica de Obama a Cuba

Presidente americano faz também escala na Argentina e se encontra com Macri. Entre os indicadores econômicos, os mais esperados são os dados sobre a inflação e o emprego.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)- 08/12/2015
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)-
Na semana abreviada pela Sexta-Feira Santa, quando os corredores do Congresso costumam esvaziar, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, não pretende dar folga aos parlamentares. No intuito de agilizar as dez sessões necessárias dadas como prazo para que a presidente Dilma Rousseff apresente sua defesa contra o pedido de impeachment, o presidente da Casa confirmou sessões para segunda (21), terça e quarta-feira (23).
No mais, divulgações do índice de desemprego e relacionadas ao mercado de trabalho no Brasil devem movimentar o mercado financeiro. No âmbito internacional, o mesmo efeito deve ocorrer com a visita do presidente Barack Obama à América Latina. Confira a agenda:
Segunda-feira (21)
INTERNACIONAL: O presidente Barack Obama inicia viagem pela América Latina, cuja primeira parada, em Cuba, já é considerada histórica. Será a primeira vez que o presidente norte-americano visita o país desde a queda do embargo entre os dois países, e a primeira visita de um presidente em exercício desde 1928 -- e também a primeira desde a Revolução Comunista de 1959.
TECNOLOGIA: A Apple marcou seu próximo evento, que acontecerá em Cupertino, nos Estados Unidos. Rumores alertam para mais um lançamento da empresa, possivelmente uma versão menor dos tradicionais iPhones.
Terça-feira (22)
EMPREGO: O Caged, pelo balanço de geração de empregos formais no país, divulga os indicadores do mês de fevereiro. Em janeiro, o índice mostrou o fechamento de 99.694 vagar no Brasil.
Quarta-feira (23)
INDICADORES: No mesmo dia, o IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 - uma prévia da inflação oficial do mês de março, e a Pesquisa Mensal de Emprego referente a fevereiro. Espera-se alta em ambos os indicadores.
LAVA JATO: Mais um desdobramento da maior operação contra a corrupção do país. Na quarta-feira está programada a ida do senador Delcídio Amaral (PT-MS) ao Conselho de Ética do Senado para prestar esclarecimentos e, assim, dar continuidade ao processo de cassação do seu mandato.
INTERNACIONAL: De Cuba, Barack Obama aterrissa em solo argentino para outro encontro igualmente importante. Será a primeira visita de um presidente norte americano em 19 anos e também o primeiro encontro com o novo presidente da Argentina, Mauricio Macri.
Quinta-feira (24):
EMPREGO: O IBGE divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD) com mais dados sobre o mercado de trabalho. Este levantamento, feito em 3.500 municípios e mais abrangente que a PME, passa a substituí-la definitivamente a partir do próximo mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.