Pular para o conteúdo principal

STF autoriza abertura de 3º inquérito contra Cunha

Teori Zavascki autorizou nova investigação com base nas delações de empresários da Carioca Engenharia, que acusam o deputado de ter recebido propina no exterior

O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (Reuters)
O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um terceiro inquérito para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O pedido de abertura havia sido enviado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na semana passada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A nova solicitação tem como base as delações dos empresários da Carioca Engenharia, Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, que acusam Cunha de ter recebido propina em contas no exterior. A suspeita é de que o parlamentar tenha recebido impressionantes 52 milhões de reais de um consórcio formado por Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia no Porto Maravilha, projeto de revitalização da região portuária da cidade do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM:
Cunha recebe notificação do Conselho de Ética
Mulher de Cunha quer ficar londe de Sergio Moro
Para procuradores ligados ao caso, o peemedebista se valia de sua influência junto ao ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto para negociar liberações de verbas do FI-FGTS para viabilizar o projeto.
Investigações - O presidente da Câmara já é alvo de uma ação penal e uma denúncia por suspeitas de ligação com o petrolão. Na última quinta-feira, os ministros do Supremo decidiram por unanimidade colocar Cunha no banco dos réus ao aceitar a denúncia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso em que o peemedebista é acusado de ter recebido 5 milhões de dólares em propina por contratos de compras de navios-sonda pela Petrobras.
Na sexta-feira, Janot apresentou nova denúncia contra Cunha, pela acusação de que o parlamentar e sua família usaram contas secretas na Suíça para esconder dinheiro de propina.
Cunha ainda é alvo de um pedido de afastamento do cargo formulado por Rodrigo Janot sob a alegação de que ele usaria o cargo de deputado para atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...