Pular para o conteúdo principal

Contra o terror, Merkel prega união dos 'países que amam a liberdade'

A chanceler alemã, Angela Merkel e o chanceler austríaco Werner Faymann durante encontro em Berlim, nesta quinta-feira (19)
A chanceler alemã, Angela Merkel e o chanceler austríaco Werner Faymann durante encontro em Berlim, nesta quinta-feira (19)(Reuters)
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ressaltou nesta quinta-feira a importância de manter a união para defender a liberdade e os valores que foram atacados pelos terroristas em Paris. Em um breve pronunciamento à imprensa, feito antes de se reunir em Berlim com o chanceler austríaco, Werner Faymann, Merkel reiterou sua solidariedade e apoio à França. "Este é um ataque contra nossos valores fundamentais, nosso modo de vida e nossa liberdade", disse Merkel. "E todos os países que amam a liberdade devem se unir para encontrar os autores [dos atentados] e também para proteger e garantir nosso estilo de vida".
Leia também:
Mentor dos ataques a Paris havia planejado outros 4 atentados na França neste ano
Após ataques em Paris, estados americanos descartam receber refugiados sírios
Sírios que tentavam chegar aos EUA são presos com passaportes falsos em Honduras
Em relação à crise dos refugiados, ela defendeu de novo "ordem" nas fronteiras da União Europeia e em estabelecer um mecanismo permanente e "justo" de distribuição dos solicitantes de asilo entre os membros do bloco. Após os atritos registrados há algumas semanas, quando a Alemanha acusou a Áustria de enviar à fronteira ônibus com refugiados sem nenhum tipo de aviso nem coordenação, Merkel afirmou que houve "grandes avanços, e os fluxos estão muito mais ordenados do que no princípio".
No entanto, Merkel lembrou que a solução da crise exige o funcionamento o mais rápido possível dos centros de registro na Itália e Grécia. Essas instalações, acrescentou, devem ser também centros de distribuição dos refugiados entre os países europeus e de devolução daqueles que não tiverem direito ao asilo. Merkel ratificou seu compromisso de apoiar a Grécia e de reforçar a Frontex, a agência europeia de controle de fronteiras, e garantiu que continuará lutando por um mecanismo "permanente" de distribuição de refugiados na Europa.
"Refugiados não são terroristas" - Em discursos no fórum político empresarial em Berlim, o chanceler da Áustria Werner Faymann, chamou atenção para a distinção entre refugiados e terroristas, alegando que os primeiros são "vítimas e não criminosos", e também fogem dos jihadistas. O chanceler defendeu uma "resposta conjunta" da União Europeia tanto à crise dos refugiados como à luta contra o terrorismo islamita. A UE tem um "papel especial" na defesa da democracia e da liberdade, disse, frisando que "a única possibilidade" de resolver a crise dos refugiados passa pela coordenação de esforços de todos os 28 países-membros do bloco.
(Com EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...