Pular para o conteúdo principal

Obama quer elevar pena por manipulação com petróleo

Presidente dos EUA, Barack Obama, propõe aumentar multas, além de sugerir mais recursos e poder para a comissão que supervisiona mercado futuro

Barack Obama durante discurso para arrecadação de fundos para sua campanha Barack Obama: preocupação com altos preços da energia e o efeito disso na corrida eleitoral (Kevin Lamarque/Reuters)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs elevar as penalidades para companhias acusadas de atividades de manipulação nos mercados futuros de petróleo, e buscou mais dinheiro para supervisão do governo nesta terça-feira. A medida foi tomada em meio aos altos preços de energia, que podem minar as chances de Obama de se reeleger. Os republicanos, que culpam as políticas energéticas de Obama pelos altos preços do gás, chamaram imediatamente o esforço de manobra política.
Os preços da gasolina aumentaram quase 50 centavos desde o final de janeiro, enquanto as tensões no Oriente Médio e as interrupções da oferta dão suporte os custos do petróleo. Os preços na bomba tiveram leve recuo nas últimas duas semanas, mas a gasolina continua em cerca de 3,92 dólares por galão em todo o país. O presidente americano gastou semanas tentando mostrar que está se esforçando para baixar os custos de energia no curto e no longo prazo.
Propostas – Nesta terça-feira, a Casa Branca estabeleceu cinco maneiras de acabar com a manipulação dos mercados de petróleo – um dos fatores que Obama aponta como responsável pelo aumento dos preços dos combustíveis. As penalidades civis para empresas envolvidas na manipulação dos mercados subiria para 10 milhões de dólares, ante 1 milhão de dólares atualmente. Ela passaria a ser calculada a cada dia que a manipulação ocorresse, em vez de ser calculada com base na violação. A penalidade criminal máxima também aumentaria para 10 milhões de dólares.
A Casa Branca também pediu ao Congresso para dar autoridade à entidade que supervisiona o mercado futuro no país – a US Commodity Futures Trading Commission (CFTC) – para exigir que traders tenham mais garantias quando negociam o petróleo, em um esforço para reduzir os riscos do mercado. Obama também está pedindo mais recursos para aumentar a vigilância da CFTC, com destaque para pessoal e tecnologia. "Em um período em que os consumidores norte-americanos estão sentindo dor na bomba, é extremamente importante garantir que a manipulação ilegal, de fraude do mercado, não esteja contribuindo para o aumento dos preços do gás", disse a Casa Branca em comunicado.
"Se há fraude acontecendo, a administração possui as ferramentas para impedi-la", disse Brendan Buck, porta-voz do orador republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner. "A verdade é que as políticas do presidente estão restringindo a produção de energia norte-americana, e ele está procurando um bode expiatório. O povo norte-americano não vai comprar isso."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...