Contrariando tendência, glaciares do Himalaia aumentam de espessura
Com base em imagens de satélites, grupo de pesquisadores franceses encontrou aumento de massa em glaciares das montanhas asiáticas Karakoram
Ao contrário do que vem sendo encontrado em maior parte do mundo, glaciares da região oeste do Himalaia aumentaram de espessura (Digital Vision/ThinkStock)
Um estudo publicado neste domingo na revista Nature Geoscience mostra que, ao contrário da tendência global, alguns glaciares das montanhas asiáticas Karakoram, localizadas na região oeste do Himalaia, estão se tornando mais espessos. O resultado foi encontrado por uma equipe francesa que analisou observações feitas por satélite entre 1999 e 2008. Saiba mais
IPCCO Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sua missão é produzir informações relevantes para a compreensão das mudanças climáticas. Por sua contribuição ao tema, o IPCC ganhou o Nobel da Paz em 2007.
A resposta dos glaciares do Himalaia ao aquecimento global têm sido um ponto de discussão desde o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) de 2007, que contém afirmações de que o gelo de maior parte dessa região poderia desaparecer em torno de 2035.
Para chegar aos resultados, cientistas franceses do Centro Nacional de Pesquisa Científica da Universidade de Grenoble compararam dois modelos de elevações da superfície terrestre obtidos por observações feitas por satélite entre 1999 a 2008.
O método foi usado anteriormente em outras faixas de montanhas, mas ele não é tão claro quanto parece ser. “Não está sendo usado mais porque esses modelos de elevação são difíceis de serem obtidos. É necessário ter condições de céu aberto e pouca cobertura de neve”, disse a pesquisadora principal, Julie Gardelle.
Outros fatores que podem mudar a altura da camada de gelo também foram levados em conta.
Após a realização desses cálculos, a equipe concluiu que entre 1999 e 2008 a massa dos glaciares nessa região de 5.615 km2 da cordilheira de Karakoram aumentou marginalmente, embora tenha havido grandes variações individuais entre os glaciares.
Dúvidas — Não se sabe ao certo porque esse fenômeno tem acontecido, ainda que estudos realizados em outras partes do mundo tenham mostrado que a mudança climática pode criar precipitação extra em regiões geladas que, se estiverem frias o suficiente, sofrem aumento em suas massas de gelo.
Em entrevista à BBC, a autora principal do estudo, Julie Gardelle, afirmou: “Nós realmente não sabemos a razão. Nós acreditamos que isso poderia ser causado por um clima específico de Karakoram porque medições metereológicas mostraram que houve aumento da precipitação no inverno, mas isso é apenas uma hipótese”.
Comentários
Postar um comentário