Pular para o conteúdo principal

Contrariando tendência, glaciares do Himalaia aumentam de espessura

Com base em imagens de satélites, grupo de pesquisadores franceses encontrou aumento de massa em glaciares das montanhas asiáticas Karakoram

himalaia Ao contrário do que vem sendo encontrado em maior parte do mundo, glaciares da região oeste do Himalaia aumentaram de espessura (Digital Vision/ThinkStock)
Um estudo publicado neste domingo na revista Nature Geoscience mostra que, ao contrário da tendência global, alguns glaciares das montanhas asiáticas Karakoram, localizadas na região oeste do Himalaia, estão se tornando mais espessos. O resultado foi encontrado por uma equipe francesa que analisou observações feitas por satélite entre 1999 e 2008.

Saiba mais

IPCC
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sua missão é produzir informações relevantes para a compreensão das mudanças climáticas. Por sua contribuição ao tema, o IPCC ganhou o Nobel da Paz em 2007.
Os cientistas não sabem explicar quais são as razões que levaram a esse fenômeno. Essa região de glaciares ainda é pouco estudada, embora seja uma fonte vital de água para mais de 1 bilhão de pessoas. Grande parte da região é inacessível e existe um consenso geral de que é preciso avançar com as observações para esclarecer o que está acontecendo.
A resposta dos glaciares do Himalaia ao aquecimento global têm sido um ponto de discussão desde o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) de 2007, que contém afirmações de que o gelo de maior parte dessa região poderia desaparecer em torno de 2035.
Para chegar aos resultados, cientistas franceses do Centro Nacional de Pesquisa Científica da Universidade de Grenoble compararam dois modelos de elevações da superfície terrestre obtidos por observações feitas por satélite entre 1999 a 2008.
O método foi usado anteriormente em outras faixas de montanhas, mas ele não é tão claro quanto parece ser. “Não está sendo usado mais porque esses modelos de elevação são difíceis de serem obtidos. É necessário ter condições de céu aberto e pouca cobertura de neve”, disse a pesquisadora principal, Julie Gardelle.
Outros fatores que podem mudar a altura da camada de gelo também foram levados em conta.

Após a realização desses cálculos, a equipe concluiu que entre 1999 e 2008 a massa dos glaciares nessa região de 5.615 km2 da cordilheira de Karakoram aumentou marginalmente, embora tenha havido grandes variações individuais entre os glaciares.

Dúvidas — Não se sabe ao certo porque esse fenômeno tem acontecido, ainda que estudos realizados em outras partes do mundo tenham mostrado que a mudança climática pode criar precipitação extra em regiões geladas que, se estiverem frias o suficiente, sofrem aumento em suas massas de gelo.

Em entrevista à BBC, a autora principal do estudo, Julie Gardelle, afirmou: “Nós realmente não sabemos a razão. Nós acreditamos que isso poderia ser causado por um clima específico de Karakoram porque medições metereológicas mostraram que houve aumento da precipitação no inverno, mas isso é apenas uma hipótese”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular