Espanha capta quase 2 bi em títulos, mas juros sobem
País pagará quase o dobro de juros na comparação com última emissão
Logo do CaixaBank em Barcelona, Espanha (Albert Gea/Reuters)
O Tesouro Público espanhol colocou nesta terça-feira 1,933 bilhão de euro em letras a três e seis meses, mas, em ambos os casos, praticamente teve de duplicar os juros com relação à emissão anterior, realizada em março.Do total de 1,933 bilhão de euros captados hoje, 724,61 milhões o foram em letras a três meses com uma rentabilidade de 0,72%, contra 0,428% da última emissão. Com relação ao restante do valor, em títulos a 12 meses, os juros pularam de 0,868% a 1,628%.
A demanda das entidades alcançou 9,438 bilhões de euros, com o que a proporção entre a demanda e o importe adjudicado foi muito elevado, de 4,8 vezes.
Recessão - A economia espanhola caiu 0,4% no primeiro trimestre de 2012 em relação aos últimos três meses de 2011, o que representa a confirmação da volta à recessão após registrar dois trimestres consecutivos de contração, de acordo com os dados publicados nesta segunda-feira pelo Banco Central da Espanha.
Em comparação com o primeiro trimestre de 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,5% após sete trimestres de altas anualizadas.
O emprego seguiu descendo, embora de forma 'ligeiramente menos intensa' que no quarto trimestre de 2011, com um descenso anualizado próximo a 4%.
Como se não bastasse a entrada em recessão econômica, a Espanha agora apresenta um índice de inadimplência de seus bancos maior. Segundo números divulgados pelo Banco da Espanha na semana passada, a taxa de mal pagadores atingiu o nível mais alto em fevereiro desde 1994.
Comentários
Postar um comentário