Com células-tronco, cientistas fazem cabelo crescer em ratos sem pelos
Estudo publicado nesta terça-feira foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tóquio
Cientistas japoneses conseguiram fazer com que fios de cabelo humanos nascessem nas costas de um camundongo sem pelos (AFP)
Cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram promover o crescimento de cabelo em um rato sem pelos a partir de células-tronco humanas. O estudo, publicado nesta terça-feira na revista Nature Communications, representa uma esperança para resolver problemas de calvície e pode ser também um avanço em pesquisas com células-tronco.Saiba mais
CÉLULAS-TRONCOTambém chamadas de células-mãe, as células-tronco podem se transformar em qualquer um dos tipos de células do corpo humano e dar origens a outros tecidos, como ossos, nervos, músculos e sangue. Dada essa versatilidade, elas vêm sendo testadas na regeneração de tecidos e órgãos de pessoas doentes.
Geralmente, as células-tronco usadas em pesquisas são retiradas de tecido embrionário. Nesse caso, os pesquisadores viram que era possível criar folículos pilosos a partir de células-tronco de tecido adulto. Para os pesquisadores, esse estudo demonstra o potencial não apenas para o tratamento de regeneração de cabelo, mas também para a criação de órgãos usando células-tronco adultas.
Os cientistas esperam começar pesquisas clínicas em um prazo de três a cinco anos e o tratamento com pacientes deve iniciar em uma década
Comentários
Postar um comentário