Pular para o conteúdo principal

Marcha por Lula livre chega a Recife e mostra que mobilização é o caminho

Pernambucanos liderados pelo MST chegaram à capital pernambucana após cinco dias de marcha, que saiu de Caruaru

REPRODUÇÃO/TWITTER
boneco lula
Militantes carregaram um grande boneco do ex-presidente Lula pelas ruas da capital pernambucana
São Paulo – A tarde desta sexta-feira (20), em Recife, foi palco da chegada da Marcha Lula Livre, Lula Inocente, que saiu na segunda-feira (16) da cidade de Caruaru, no interior do Pernambuco. Ao longo da semana, os manifestantes, puxados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), passaram pelas cidades de Bezerros, Gravatá, Pombos, Vitória de Santo Antão e Moreno. No destino final, na praça Derby, região central da capital pernambucana, um ato concentrou os ativistas.
O forte sol do Nordeste brasileiro não impediu a animação dos manifestantes, que trouxeram um grande boneco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde 7 de abril. Para os manifestantes, um preso político. Em comum, todos os que marcharam foram beneficiados por alguma política pública criada durante os 13 anos de governo petista. “Só com Lula livre podemos mudar esse país. Vivemos em processo de golpe”, afirma a camponesa Maria Aparecida. No estado, Lula lidera as intenções de voto com larga vantagem, aglutinando em torno de 65% do eleitorado.
“O golpe foi dado pela direita desse país para retirar nossos direitos”, completou. Já Robson Bispo, morador da cidade de Moreno, disse que “a vida está complicada. Quando Lula estava no poder era bem melhor”. Já o agricultor João da Silva destaca dois objetivos da marcha: “Queremos um pedaço de terra para poder trabalhar. O outro é para liberar o presidente Lula. Quem roubou continua solto e quem não roubou é que está preso”.
Durante o ato, os militantes lembraram a data do próximo dia 15, quando apoiadores de Lula devem marchar até Brasília para o registro oficial de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Estamos construindo o sentimento de descontentamento, de revolta contra o Judiciário e contra a prisão de Lula. Mas agora estamos na sinergia da defesa de Lula por sua candidatura. Constituímos esse processo em Pernambuco com alegria e a marcha aponta para o caminho da mobilização nacional em defesa de Lula”, disse Jaime Amorim, da direção nacional do MST.
Emocionada, a deputada estadual Tereza Leitão (PT-PE) afirmou que “estamos com ânimo renovado para registrar a candidatura de Lula". Para ela, a marcha "é um marco na história da resistência em Pernambuco". Já Ivan Moraes, vereador de Recife pelo Psol, participou de parte da caminhada e afirmou que “quando nos juntamos para lutar pelo que acreditamos é fantástico”. Para ele, a prisão de Lula é política. “Em 2018 não deveríamos ter mais presos políticos. Eu vou votar no Guilherme Boulos, mas uma eleição sem Lula, que está preso sem provas, é uma eleição ilegítima.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...