Pular para o conteúdo principal
Reunião do conselho político de Rui nesta quinta deve resolver impasse sobre suplências
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
O governador Rui Costa (PT) marcou para esta quinta-feira (26) a reunião do conselho político que deve discutir, entre outras estratégias de campanha, como ficarão as suplências dos pré-candidatos na chapa do petista, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD). Segundo o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, as conversas para que ele seja suplente de Coronel “estão andando” e o martelo deve ser batido nesta quinta.  

“Eu conversei com o governador esses dias e ele disse que marcaria a reunião para amanhã de manhã. Precisamos resolver logo essa situação porque a convenção é na semana que vem”, afirmou o dirigente estadual, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta (25).

O partido quer uma resposta porque fará, no próximo dia 4 de agosto, o congresso da legenda, evento em que anunciará quais são seus candidatos a deputados federal e estadual. Assim, o impasse sobre o futuro de Davidson, que ainda não sabe se fica com a suplência ou mantém candidatura a deputado federal, continua. Todos os congressos de partidos da base aliada ocorrerão no dia 4, no Parque de Exposições, assim como a convenção de Rui. O objetivo é evitar o desgaste das bases do interior, que precisariam vir a Salvador em dois dias diferentes, caso o evento do governador e o encontro partidário ocorresssem em dias diferentes. 











Com população cada vez mais velha, Brasil atinge 208 milhões de pessoas
Foto: ANPR
O Brasil atingiu a marca de 208,4 milhões de habitantes em 2018, segundo estimativa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (24). O dado é uma projeção com base no levantamento populacional do Censo de 2010. 

A população brasileira em 2018 teve aumento de 0,38% (ou 800 mil pessoas) em relação ao contingente de 2017, quando era de 207,6 milhões. 

O dado mais recente mostrou que o crescimento populacional brasileiro está desacelerando. Ou seja, a cada ano a população cresce menos. De 2016 para 2017, o crescimento havia sido de 1,6 milhão de pessoas, o dobro do registrado na passagem de 2017 para 2018.

Alguns motivos levam à desaceleração da taxa de crescimento da população. O principal é a redução da taxa de fecundidade. Além disso, as mulheres estão engravidando mais tarde e a relação entre idosos e jovens está diminuindo. 

O IBGE estimou que a população brasileira continuará a crescer pelos próximos 29 anos, até 2047, quando deverá atingir 233,2 milhões. Nos anos seguintes, estima o instituto, a população cairá gradualmente, até chegar a 228,3 milhões em 2060.

O instituto fez uma série de projeções de longo prazo. A expectativa é que até 2060 a população com mais de 60 anos mais que dobre de tamanho e atinja 32,1% do total. Esse indicador em 2018 está em 13,44%. 

Movimento contrário ocorre na população de crianças de até 14 anos, que atualmente representa 21,3% do total e que em 2060 representará 14,7%. O confronto desses dois indicadores mostra o envelhecimento da população.

Em 2060, portanto, o país terá mais idosos do que crianças. Se comparadas ano a ano, as mudanças são tímidas. Num prazo mais longo, porém, os dados não deixam dúvida. Em 2060, um quarto (25%) da população terá mais de 65 anos, estima o instituto.

O Rio Grande do Sul, segundo o IBGE, é o estado que primeiro experimentará uma proporção maior de idosos em relação às crianças. Essa reversão se dará em 2029. Quatro anos mais tarde será a vez de Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Os estados do Sul e Sudeste apresentam atualmente populações mais velhas do que os do Norte e do Nordeste, por exemplo. 

A idade média da população brasileira em 2018 é de 32,6 anos. O estado mais jovem é o Acre, com população com idade média de 24,9 anos. O Rio Grande do Sul é o mais envelhecido, com 35,9 anos.

Envelhecimento
O motivo para envelhecimento geral é que a expectativa de vida experimentou melhora na última década, enquanto a fecundidade caiu gradativamente. Atualmente, a expectativa de vida ao nascer é de 76,2 anos. Em 2060, será de 81.

Segundo o demógrafo do IBGE Tadeu Oliveira, a redução da fecundidade está associada ao aumento da participação da mulher no mercado de trabalho. Elas têm dado cada vez mais prioridade aos estudos ou à carreira e têm postergado a maternidade. A evolução tecnológica, que permite às mulheres engravidarem mais tarde, também tem impacto nos dados.

Em 2010, a idade média em que as brasileiras engravidavam pela primeira vez era de 26,5 anos. Em 2018, o número está em 27,1 anos. Em 2060, chegará aos 28,8 anos de idade. Atualmente, a taxa de fecundidade é de 1,77 filho por mulher. Em 2060, esse número será de 1,66.

Em 2018, o país teve mais 1,6 milhão a mais de nascimentos do que mortes (até 1º de julho, data de referência da pesquisa). Apesar da expectativa de vida maior em 2060 frente a 2018, a relação entre nascimentos e óbitos sofrerá reversão no futuro. 

O país terá, em 2060, 736 óbitos a mais do que nascimentos, segundo estimativa do IBGE, fato que contribui para o envelhecimento da população.











Tite aceita proposta da CBF e renova contrato até Copa de 2022
Foto: Lucas Figueiredo/ CBF
O técnico Tite renovou o contrato com a CBF para comandar a seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2022. O acordo foi finalizado nesta quarta-feira (25). Os valores da negociação não foram revelados.

Contratado em 2016, o treinador recebia cerca de R$ 600 mil por mês e não deverá ganhar um aumento após a fracassada campanha da equipe na Copa da Rússia.

No último dia 6, o Brasil comandado por Tite foi eliminado do Mundial da Rússia após ser derrotado pela Bélgica, por 2 a 1, nas quartas de final.

Apesar da excelente campanha do time pré-Copa,a seleção não convenceu no torneio. No comando, Tite não conseguiu enquadrar o atacante Neymar, uma das decepções do Mundial.

O técnico já começa a trabalhar na próxima semana. Em agosto, ele fará a primeira convocação após permanecer no cargo, quando chamará os jogadores para dois amistosos nos EUA, em setembro. No próximo dia 7, a equipe nacional enfrenta os donos da casa.

O segundo compromisso será provavelmente contra El Salvador, no dia 11, em Washington.

Há dois anos no cargo, o treinador acumulou 20 vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Antes da Copa do Qatar, Tite terá um compromisso decisivo no próximo ano: a Copa América. O torneio continental será disputado no Brasil. Um novo fracasso do time pode aumentar a pressão sobre o técnico.

O campeonato será realizado em cinco cidades: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.

A comissão técnica também será enxugada. No Mundial, Tite contou com a ajuda de 40 profissionais, o que não acontecerá nos amistosos até a Copa América.

Serão oito jogos antes da Copa América. Logo após o torneio continental, em 2019, a seleção começa a disputar as eliminatórias da Copa do Qatar.









Feira: Advogada relata suspeita de envenenamento em mortes de animais
Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade
Um suposto envenenamento que resultou na morte de sete gatos e um cão deve ser apurado pela Polícia Civil de Feira de Santana. O caso ocorreu no condomínio Terra Nova 2, no bairro SIM, na última segunda-feira (23). Segundo a advogada Flávia Correia, que registrou a queixa e mora no condomínio, a suspeita é que os animais foram envenenados na madrugada. Dois dos gatos mortos são da casa dela. O restante dos animais encontrados mortos são cuidados pela advogada e familiares, o que inclui alimentação e visitas ao veterinário. Segundo relato de Correia, um irmão dela contou que um dos gatos babava, apresentando sinais de envenenamento. A advogada disse ainda que desconhece ameaças aos animais por moradores do condomínio. Ainda segundo a defensora, uma perícia deve apontar as causas da morte dos animais.









Demi Lovato se recusou a informar a socorristas sobre quais substâncias consumiu
Foto: Divulgação
Internada nesta terça-feira (24), com suspeita de overdose (clique aqui), Demi Lovato se recusou a informar aos socorristas quais substâncias teria consumida antes do incidente. A informação é do site TMZ, que informou que a artista se negou a colaborar com a equipe de emergência que a levaram de casa para o hospital. Ainda segundo a publicação, foi levantada a hipótese de uma overdose por consumo de heroína, mas a polícia não encontrou drogas na residência da cantora. Após o susto, a equipe de Demi Lovato tranquilizou os fãs da artista, informando que ela agora já está consciente e ao lado de sua família 












Após recusa, dirigentes do PSL voltam a sondar general Heleno para vice de Bolsonaro
Foto: Agência Brasil/ Arquivo
Com dificuldade de encontrar vice para Jair Bolsonaro, dirigentes do PSL voltaram a tentar o general Augusto Heleno para a vaga. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o partido entrou em contato novamente com o presidente do PRP, Ovasco Resende, para pedir que o capitão reformado fosse liberado. No entanto, a iniciativa não deu certo.

Bolsonaro chegou a anunciar que havia grande possibilidade de Heleno ser o vice na chapa dele (relembre). Entretanto, o PRP não permitiu, justificando que a composição não traria dividendos eleitorais à sigla. 

Sem sucesso na nova tentativa, o PSL segue buscando alguém para a vice do deputado federal. Entre os cotados para a vaga, a jurista Janaína Paschoal perdeu força. Por outro lado, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) ganhou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular