Pular para o conteúdo principal

Convenções para definição de candidatos a presidente começam nesta sexta; veja lista

Pelo calendário do TSE, partidos terão até 5 de agosto para também definir candidatos a governador, vice, senador e deputados. Saiba datas e locais das convenções nacionais de cada legenda.

Por Filipe Matoso e Fernanda Vivas, G1 e TV Globo, Brasília
 
As convenções partidárias para definição dos candidatos a presidente da República nas eleições deste ano começam nesta sexta-feira (20) – saiba mais abaixo as datas e locais das convenções de cada partido.
Conforme o calendário eleitoral de 2018, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos terão até 5 de agosto para também definir os candidatos a vice-presidente da República, governador, vice, senador e deputados (federais, estaduais ou distritais).
O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para 7 de outubro; o segundo, para 28 de outubro.
Muitos partidos lançaram pré-candidatos a presidente da República nos últimos meses, entre os quais PT (Luiz Inácio Lula da Silva), PSDB (Geraldo Alckmin), MDB (Henrique Meirelles), PSOL (Guilherme Boulos), PCdoB (Manuela D'Ávila), PSL (Jair Bolsonaro), Rede (Marina Silva), PDT (Ciro Gomes) e DEM (Rodrigo Maia).
Pelo calendário do TSE, a partir desta sexta:
  • Começa o prazo para convenções partidárias (até 5 de agosto);
  • É assegurado direito de resposta a candidatos e partidos atingidos por afirmação inverídica, caluniosa, difamatória ou injuriosa;
  • É permitida a formalização de contratos com instalação física e virtual de comitês de candidatos e partidos que já tenham realizado convenção;
  • Pesquisas têm de incluir os nomes de todos os candidatos cujas candidaturas estejam registradas.
Os partidos deverão registrar os candidatos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. A partir do dia 16, começará a propaganda eleitoral.

Datas e locais das convenções

Saiba na tabela mais abaixo, por partido, as datas e os locais das convenções para escolha do candidato a presidente da República.
O Patriota, cujo pré-candidato é deputado Cabo Daciolo (RJ), e o Solidariedade, cujo pré-candidato é o ex-ministro Aldo Rebelo, ainda não definiram as datas das convenções.
PROS, PTC, PHS, PRB, PPL, PRP, PCB, PCO e PMB ainda não deram informações sobre as convenções.
Eleições 2018: partidos fazem convenções para definir candidatos
DataPartidoPré-candidato a presidenteLocal da convenção
20/07PDTCiro GomesBrasília (DF)
20/07PSCPaulo Rabello de CastroBrasília (DF)
20/07PSTUVera LúciaSão Paulo (SP)
21/07PSOLGuilherme BoulosSão Paulo (SP)
21/07AvanteSem pré-candidatoBelo Horizonte (MG)
21/07PMNSem pré-candidatoBrasília (DF)
22/07PSLJair BolsonaroRio de Janeiro (RJ)
28/07Democracia CristãJosé Maria EymaelSão Paulo (SP)
28/07PTBSem pré-candidatoBrasília (DF)
28/07PVSem pré-candidatoBrasilia (DF)
28/07PSDSem pré-candidatoSão Paulo (SP)
01/08PCdoBManuela D'ÁvilaBrasília (DF)
02/08MDBHenrique MeirellesBrasília (DF)
02/08DEMRodrigo MaiaIndefinido
02/08PPSem pré-candidatoBrasília (DF)
04/08PTLuiz Inácio Lula da SilvaSão Paulo (SP)
04/08PSDBGeraldo AlckminBrasília (DF)
04/08NovoJoão AmoêdoSão Paulo (SP)
04/08RedeMarina SilvaBrasilia (DF)
04/08PodemosÁlvaro DiasCuritiba (PR)
04/08PPSSem pré-candidatoBrasília (DF)
04/08PRSem pré-candidatoBrasília (DF)
05/08PRTBLevy FidelixSão Paulo (SP)
05/08PSBAinda sem definiçãoBrasília (DF)
Prévia-Painel: Renata Lo Prete mostra calendário eleitoral; campanha será mais curta

Financiamento de campanha

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as empresas estão proibidas de fazer doações para campanhas eleitorais. Assim, somente pessoas físicas podem doar.
Diante disso, o Congresso Nacional aprovou, e o presidente Michel Temer sancionou, a criação de um fundo eleitoral, abastecido com dinheiro público, que destinará R$ 1,7 bilhão para os partidos.
G1 consultou os cinco partidos que mais receberão recursos (MDB, PT, PSDB, PP e PSB), e a prioridade das legendas será destinar recursos a candidatos que já têm mandato (veja no vídeo abaixo).
Partidos devem priorizar candidatos com mandato em divisão do fundo eleitoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p