Pular para o conteúdo principal

Trump diz que 'grandes resultados' virão de cúpula com Putin

Para ele, 'escalões da mais alta inteligência adoraram meu desempenho na coletiva'

POR 
Trump e Putin na cúpula de Helsinque: presidente americano diz que se deu bem com o russo - BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que se deu bem com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na cúpula realizada pelos dois líderes na Finlândia nesta semana, e que "grandes resultados virão".
"Muitas pessoas nos escalões mais altos da inteligência adoraram meu desempenho na entrevista coletiva em Helsinque. Putin e eu debatemos muitos assuntos importantes em nossa reunião anterior. Nós nos demos bem, o que realmente aborreceu muitas pessoas cheias de ódio que queriam ver uma luta de boxe. Grandes resultados virão!", escreveu ele no Twitter. Não ficou claro se ele se referia a pessoas inteligentes ou às agência americanas de espionagem (inteligência).
"Enquanto a reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Bruxelas foi um triunfo reconhecido, com bilhões de dólares a mais sendo oferecidos por países-membros em um ritmo mais veloz, a reunião com a Rússia pode se revelar, no longo prazo, um sucesso ainda maior. Muitas coisas positivas virão desta reunião", acrescentou.
Na terça-feira, Trump procurou conter o turbilhão provocado por sua entrevista coletiva ao lado de Putin, na segunda-feira na Finlândia. Na ocasião, ele duvidou dos relatórios da espionagem americana que apontam uma interferência russa na campanha eleitoral de 2016, quando se elegeu, e afirmou que o colega russo foi "firme e convincente" ao negar que o Kremlin tenha tentado influenciar o resultado do pleito.
A pressão, que incluiu parlamentares do seu Partido Republicano, levou Trump a se retratar na terça-feira, quando disse ter se expressado mal na entrevista com Putin e que acreditava que a Rússia tentara intervir na campanha:
— Quando falei sobre a investigação, disse que não via motivos para acreditar que "tivesse sido a Rússia", mas na verdade queria dizer que não havia motivos para acreditar que "não tivesse sido a Rússia". Achei que era uma dupla negativa óbvia, mas não era o caso. Aceito a conclusão de nossa Inteligência de que houve intereferência russa, e estamos fazendo tudo o que podemos para evitar que isso aconteça novamente.
Entretanto, Trump declarou nesta quarta-feira não acreditar que a Rússia ainda esteja vendo os Estados Unidos como um alvo. Perguntado se os russos ainda visavam atingir o país, Trump simplesmente disse: "Não".
Trump retratou ainda a cúpula da Otan da semana passada na Europa como uma vitória de sua postura rígida de exigir que os aliados de Washington se comprometam com mais gastos com a defesa.
O governo alemão recebeu bem o encontro entre Trump e Putin, disse o porta-voz Steffen Seibert nesta quarta-feira. Segundo ele, conversar é a melhor maneira de superar as diferenças.
— A cúpula foi bem-vinda, é bom quando as pessoas conversam. Estamos convencidos de que o diálogo é o melhor modo de achar soluções.


Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-diz-que-grandes-resultados-virao-de-cupula-com-putin-22897999#ixzz5LdVvqeoZ 
stest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular