Pular para o conteúdo principal
Incêndios florestais no nordeste de Atenas, capital da Grécia, deixaram pelo menos 49 mortos e 156 feridos, de acordo com o último balanço da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira (24). Eles já são considerados os piores incêndios a atingir o país em mais de uma década.
O número de mortos pode aumentar, pois há feridos em estado grave e relatos de pessoas desaparecidas. O prefeito da cidade de Rafina, Evangelos Bournous, afirmou que o total de mortos já passa de 60. Moradores da região foram forçados a fugir em direção ao mar para escapar das chamas.
O país teve um inverno considerado seco no início deste ano e agora, com as altas temperaturas do verão, houve condições ideais para o fogo se alastrar. Incêndios do tipo já ocorreram em outras ocasições. Em 2007, dezenas de pessoas morreram quando o fogo devastou o sul grego.
Incêndios florestais sem controle matam mais de 50 pessoas na Grécia
Desta vez, o fogo avança em três frentes na região de Ática, incluindo uma que está atualmente fora de controle perto da vila balneária de Mati, que fica a 29 km de Atenas.
As chamas destroem casas e interromperam o serviço em grandes vias de transporte. Conexões ferroviárias foram destruídas e voos foram desviados ou cancelados.
O primeiro-ministro Alexis Tsipras estava na Bósnia e resolveu antecipar a volta à Grécia. Ele falou sobre ações para barrar a destruição:
"Faremos tudo que é humanamente possível para controlá-lo. Estamos lidando com algo completamente diferente", disse.
Centenas de bombeiros foram mobilizados. O Exército também foi convocado. Nesta terça, chegaram aviões de combate a incêndio vindos da Espanha, assim como voluntários do Chipre.
Um bombeiro combate chamas na cidade de Mati, leste de Atenas (Foto: Thanassis Stavrakis /AP Photo)Um bombeiro combate chamas na cidade de Mati, leste de Atenas (Foto: Thanassis Stavrakis /AP Photo)
Um bombeiro combate chamas na cidade de Mati, leste de Atenas (Foto: Thanassis Stavrakis /AP Photo)

Vilarejo foi destruído

A pequena cidade de Mati costuma atrair turistas locais, como idosos e crianças que buscam colônias de férias. O vilarejo, onde as autoridades encontraram a maior parte dos mortos até o momento, foi destruído pelas chamas.
"Mati não existe mais nem mesmo como um pequeno povoado. Eu vi corpos e carros queimados. Tenho muita sorte de estar viva", disse uma mulher à rede de televisão grega Skai.
Autoridades encontraram 25 corpos em uma casa em Mati, na área entre o porto de Rafina e Nea Makri.
O porta-voz do governo, Dimitris Tzanakopoulos, afirmou na madrugada desta terça que ao menos 16 crianças estão entre os feridos. Entre os mortos, está um bebê de 6 meses que não resistiu à intoxicação por fumaça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...