Otan convoca reunião do Conselho do Atlântico Norte a pedido da Turquia
Na semana passada, atentado de terroristas islâmicos deixou 32 mortos no país
"A Turquia pediu a reunião perante a seriedade dos odiosos ataques terroristas que sofreu nos últimos dias e também para informar aos aliados das medidas que está tomando", disse Stoltenberg em comunicado de imprensa, acrescentando que foram convocados todos os embaixadores da Aliança Atlântica.
Na segunda-feira passada, um atentado suicida atribuído ao Estado Islâmico deixou 32 mortos em Suruç, uma cidade próxima à fronteira com a Síria.
No sábado, as forças aéreas turcas bombardearam no norte do Iraque posições do Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo separatista que os turcos consideram terrorista. O suicida do atentado de segunda-feira veio de uma região com forte presença do PKK. Como resposta, o grupo guerrilheiro disse que estava acabado o cessar-fogo que tinha sido declarado há dois anos.
Além da operação contra as bases do PKK no norte do Iraque, a Turquia lançou maneira simultânea um bombardeio contra os jihadistas do EI no norte da Síria.
"Estas operações continuarão pelo ar e pela terra. Ninguém deve duvidar de nossa firmeza", assegurou ontem o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu.
Já o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, prometeu a criação de uma faixa de segurança na área da qual pretende expulsar o EI "para situar nela os refugiados" da guerra na região. (da Redação)
Comentários
Postar um comentário